Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Faz isto enquanto conduz? O melhor é parar para bem do seu automóvel

Preserve o seu carro.

Faz isto enquanto conduz? O melhor é parar para bem do seu automóvel
Notícias ao Minuto

08:19 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Condução

Um automóvel pode durar muitos ou poucos anos, e tudo pode ter a ver com a forma como cuida dele. Mais do que a qualidade da construção, importa ter alguns cuidados e adotar vários comportamentos e... evitar outros tantos.

É precisamente desses que falaremos. Se quer prolongar a vida do seu automóvel, evite estes cinco comportamentos.

  • Deixar o pé pousado em cima do pedal da embraiagem - Se o fizer, a sua embraiagem irá desgastar-se muito mais rápido do que aquilo que é suposto. Coloque o pé a fundo para trocar de relação e retire-o assim que a mudança estiver engrenada.
  • Deixar o combustível vezes demais na reserva - Isto faz com que aumente o esforço da bomba de combustível e que os resíduos que ficam no fundo do depósito sejam puxados para o circuito de combustível. Resultado? Pode ficar com os injetores obstruídos e com o filtro do combustível entupido.
  • Não desacelerar nas lombas e buracos - Parece algo sem grande impacto no veículo, embora tenha. Os triângulos, os apoios do motor e outros componentes da suspensão e podem ter uma vida muito menos longa se optar por uma condução agressiva.
  • Não respeitar o tempo ou a quilometragem das revisões - 6 meses, 12 meses ou 10 mil ou 20 mil quilómetros. Seja qual for a medida em que o seu mecânico lhe aconselhe a revisão, cumpra-a sempre. Óleos e filtros têm uma determinada validade e caso os tenha há tempo ou há quilómetros demais, podem deixar de fazer a respetiva função no seu automóvel.
  • Levar o carro a altas rotações para o aquecer - Se o motor do seu veículo não estiver quente o suficiente, ele não estará preparado para assumir altas rotações. Se o fizer, este comportamento poderá ter implicações na lubrificação de todos os componentes. Deixe o motor ganhar temperatura de forma natural.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório