Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Conduzimos o Mercedes-Benz EQS. O elétrico com quase 800 km de autonomia

Modelo EQS 450+ inicia preços nos 121.550 euros, mas a versão ensaiada custa 139.000 euros.

Notícias ao Minuto

08:29 - 06/09/22 por Ruben Valente

Auto Mercedes-Benz

A expectativa era elevada. Afinal de contas, estava com uma grande curiosidade em saber o que valia o elétrico com mais autonomia do mercado. E, para começar, nada melhor do que falar daquela que foi logo a primeira impressão após entrar para o Mercedes-Benz EQS 450+. Apesar de um design pouco arrojado no exterior, o interior é daqueles que se fôssemos crianças pensaríamos: "Wow, isto é uma nave espacial?"

A quantidade, o tamanho dos ecrãs digitais e todas as luzes transportam-nos para um carro do futuro que, na verdade, já não é do futuro. Faz parte do presente e está disponível a partir de 121.550 euros. Permitam-me continuar a falar no interior deste EQS 450+. Este modelo tem o maior painel de bordo já instalado num automóvel. São 1,41 metros de ecrã, divididos em três independentes - painel de instrumentos de 12,3”, o central de 17,7” e o do passageiro dianteiro de 12,3". No entanto, passado o encanto, é hora de nos familiarizarmos com todas as opções disponíveis no sistema de multimédia. Acaba por levar algum tempo e senti sempre, a cada utilização, que estava sempre a descobrir algo novo.

Notícias ao Minuto
Ainda sobre o interior, nada a apontar a nível de conforto e habitabilidade. O EQS 450+ é merecedor do título 'um dos automóveis mais confortáveis da atualidade'. A forma como o banco nos 'abraça' e todo o espaço que temos em qualquer lugar do veículo é um 'plus'. Isto acontece também devido ao tamanho deste EQS. Bem sabemos que as baterias precisam de espaço, mas os mais de cinco metros de comprimento desta berlina fazem-no ser demasiado grande para alguns gostos.

Equipado com dois motores elétricos, a potência combinada é de 333 cv e de 580 Nm de binário. Um número mais curto em relação ao modelo 580, mas que compensa com a autonomia máxima de 780 km. É esta a grande virtude do Mercedes-Benz EQS 450+, ser um dos automóveis com mais autonomia do mercado. No entanto, esqueça carregá-lo numa simples tomada doméstica, senão pode precisar até dois dias para carregar a bateria de 107,8 kWh de capacidade. O mais rápido é recarregá-la a 200 kW num posto ultrarrápido, o que se traduz em 300 quilómetros carregados em apenas 15 minutos. Com um carregador de bordo de série (para AC) de 11 kW, o tempo de recarregamento completo é de 10 horas.

Notícias ao Minuto

Em estrada, apesar de pesado - quase 2,5 toneladas -, o EQS 450+ é a elegância e o conforto misturados com uma suspensão pneumática quase flutuante. A tração traseira é muito controlada e não abre espaço a grandes aventuras, até porque não é isso o pretendido com este modelo. Com vários modos de condução, a suspensão adapta-se e, por exemplo, no modo Confort aos 120 km/h a carroçaria desce 10 mm para reduzir a resistência aerodinâmica, e outros tantos milímetros aos 160 km/h pelas mesmas razões. Além do modo Confort, existem o Eco e o Sport.

Atrás do volante estão também as patilhas que controlam o nível de recuperação de energia - D+, D e D- - e é através delas que condutor pode adaptar a sua condução. No modo D+, a título de exemplo, podemos afirmar que o travão de pé é praticamente inócuo dada a forma como o EQS+ trava sozinho para regenerar.

Uma palavra também para a insonorização que é tremenda. Se gostar de silêncio, este é o automóvel certo para si.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Mercedes-Benz EQS 450+

MOTOR

Tipo Elétrico síncrono permanente
Capacidade - cm3
Potência 333 cv
Binário 568 Nm
Bateria Iões de lítio - 107,8 kWh

TRANSMISSÃO

Tração Traseira
Caixa de velocidades Caixa automática

CHASSIS

Suspensão FR: Independente duplos triângulos sobrepostos; TR: Independente multibraços; Suspensão pneumática
Travões FR: Discos ventilados; TR: Discos ventilados
Direção Assistência elétrica

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 5216 mm x 1926 mm x 1512 mm
Distância entre eixos 3210 mm
Capacidade da mala 610-1770 l
Rodas FR: 235/55 R19; TR: 235/55 R19
Peso 2480 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 210 km/h
0-100 km/h 6,2 s
Autonomia 631-784 km
Consumo misto 16,7 kWh
Emissões CO2 0 g/km

9.5

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

É incontornável o facto deste Mercedes-Benz EQS 450+ ser uma referência nas berlinas elétricas. Com quase 800 km assim tem de ser. Já foi capaz de percorrer toda a N2 com uma só carga e isso fala por si.

O exterior, a meu ver, não combina com o interior e com um design aprimorado do lado de fora, este EQS tinha tudo para merecer uma pontuação máxima. A tecnologia é muita e a lista de extras da versão ensaiada é extensa. Pouco falta a este carro, pensado para o conforto, o que pode faltar é muitos euros no bolso, uma vez que o preço deste modelo não está ao alcance de qualquer condutor.

  • {{ config('app.name') }}Autonomia
  • {{ config('app.name') }}Conforto 
  • {{ config('app.name') }}Habitáculo impactante
  • {{ config('app.name') }}Imagem pouco arrojada
  • {{ config('app.name') }}Sistema interativo dificulta a ambientação

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório