Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Adolescente cria projeto que pode revolucionar veículos elétricos

Jovem projetou motor elétrico sustentável, uma vez que não é composto por ímanes de terras raras.

Adolescente cria projeto que pode revolucionar veículos elétricos
Notícias ao Minuto

14:23 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

Auto Estados Unidos

Robert Sansone tem apenas 17 anos, mas pode estar prestes a revolucionar a forma como funcionam os veículos elétricos.

O jovem, que é natural de Fort Pierce, na Flórida, Estados Unidos, venceu, graças a um protótipo de um motor síncrono de relutância o Prémio Inovador George D.  Yancopoulos, na Feira Internacional de Ciência e Engenharia de 2022.

Tal como conta o RideApart, apesar de ser jovem, Robert sempre foi um inventor. Contudo, foi ao ver os metais necessários para produzir os motores para veículos elétricos, que decidiu encontrar algo que fosse mais ecológico, mas também mais amigável a nível financeiro.

Ao contrário dos motores com ímanes habitualmente usados, Robert quis inovar um motor síncrono de relutância, muito encontrado em ventiladores e bombas, sem usar estes materiais raros. Estes motores não têm força suficiente para alimentar um veículo elétrico, contudo foi aí que Robert fez a diferença. O seu protótipo tem mais força rotacional e eficiência do que os já existentes. 

O jovem não quis divulgar muitos detalhes devido a preocupações com a proteção de patentes. É certo é que, na prática, a teoria parece funcionar, ainda que tenham de ser aprimorados alguns detalhes.

O jovem não se contenta com o prémio e vai agora dar continuidade ao processo, com algumas mudanças, nomeadamente para obter valores mais altos de desempenho, para tentar a patente e abordar algumas empresas automóveis.

"Materiais de terras raras em motores elétricos existentes são um fator importante que prejudica a sustentabilidade dos veículos elétricos", disse. “Ver o dia em que os veículos elétricos serão totalmente sustentáveis ​​devido à ajuda do meu novo design de motor seria um sonho tornado realidade", acrescentou.

O RideApart nota que os materiais para construir um motor síncrono de relutância são mais económicos, contudo, a complexidade do projeto e os custos de fabricação ainda são uma barreira.

Leia Também: Pikes Peak conhece um novo recorde de um SUV. Lamborghini bateu Bentley

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório