Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Sentimento económico dos fabricantes de automóveis alemães piora em julho

A situação comercial dos fabricantes de automóveis alemães deteriorou-se em julho, com o indicador da ifo a cair para 20,5 pontos, contra 22,4 pontos em junho, foi hoje anunciado.

Sentimento económico dos fabricantes de automóveis alemães piora em julho
Notícias ao Minuto

11:32 - 03/08/22 por Lusa

Auto Alemanha

Num comunicado hoje divulgado, o diretor do centro de Organização Industrial e Novas Tecnologias da ifo, Oliver Falck, afirma que "os fabricantes de automóveis parecem ter ficado sem opções para transmitir para os consumidores os custos crescentes dos materiais".

As expectativas de preços caíram para 38,6 pontos em julho, contra 73,1 pontos em junho.

A carteira de encomendas dos fabricantes de automóveis diminuiu, com o respetivo indicador a cair para 29,0 pontos negativos, depois de ter atingido mais 8,2 pontos em junho.

Os fabricantes também reduziram a produção, com o respetivo indicador da ifo a baixar de 15,4 pontos em junho para 0,2 pontos em julho.

"As preocupações com uma possível escassez de gás e a continuação de uma economia chinesa debilitada devido à pandemia como um ator chave no mercado internacional estão a prejudicar os negócios futuros dos fabricantes de automóveis", diz Falck.

As expectativas de negócios deterioraram-se, caindo de mais 10,1 pontos em junho para menos 6,5 pontos em julho.

Os fornecedores também continuam pessimistas quanto ao futuro.

"Qualquer racionamento de gás afetaria duramente os fornecedores, especialmente quando se trata de produtos intermédios intensivos em energia para os fabricantes", diz Falck.

Os fornecedores esperam reduzir ainda mais a produção, tendo o respetivo indicador do ifo descido para -14,9 pontos, contra -6,8 pontos em junho.

As expectativas de preços dos fornecedores mantiveram-se moderadas em 62,8 pontos, ligeiramente abaixo dos 64,9 pontos registados em junho, refere o ifo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório