Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

MINI apresenta o protótipo Aceman. Combina minimalismo e sustentabilidade

Estará em exposição pela primeira vez em Colónia, no próximo dia 23 de agosto.

Notícias ao Minuto

08:02 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Mini

O futuro da MINI está aí e esta quarta-feira foi apresentado aquele que é o novo protótipo da marca, o Aceman, que servirá de base para um modelo de produção, colocado entre o Cooper e o Countryman.

Com um visual distinto, a MINI quis aliar minimalismo e sustentabilidade e, apesar de não dar detalhes técnicos sobre a sua mecânica, sabemos que o Aceman é totalmente elétrico.

“O MINI Concept Aceman proporciona um vislumbre de um veículo completamente novo. Este conceito mostra como a MINI se está a reinventar para um futuro totalmente elétrico e reforça aquilo que a marca representa: uma sensação eletrificada, uma experiência digital imersiva e um forte foco numa pegada ambiental mínima", disse Stefanie Wurst, responsável da marca.

Com uma grelha dianteira fechada, uma vez que não precisa de entradas de ar para a refrigeração, a MINI apostou forte nas luzes LEDs. 

Os faróis deixam de ser redondos e passam a ter um formato mais angular, as jantes são de 20 polegadas e na traseira há um spoiler. No entanto, é no interior onde as mudanças são mais pronunciadas. O habitáculo rompe com os habituais interiores construídos pela MINI. À primeira vez pode parecer ter um design simples, mas como se costuma dizer "menos é mais".

Feito com vários materiais reciclados, o grande destaque vai para o ecrã redondo OLED, que serve tanto como painel de instrumentos, como sistema de infoentretenimento. Depois, abaixo do ecrã, estão os únicos botões que vemos neste MINI: Estes incluem o travão de estacionamento, o seletor relativo à caixa de velocidades, mudanças, o seletor do modo de condução e a tradicional roda de ajuste de volume do áudio, que a MINI não quis abdicar.

"No interior do MINI Concept Aceman concentrámo-nos numa aparência minimalista e na combinação entre materiais premium e cores acolhedoras. A digitalização permite-nos apresentar poucos elementos operacionais e, ao mesmo tempo, maximizar a experiência de uma forma característica da nossa marca", explicou Oliver Heilmer, diretor de design da MINI.

A MINI quis criar uma ligação emocional entre o Aceman e os seus utilizadores e por isso levou a cabo um conceito operacional digital contínuo e uma experiência que engloba luz, movimento, interação e som. Quando o condutor se aproxima do veículo, o MINI Companion, uma animação baseada em sensores, oferece um cenário de boas-vindas composto por efeitos de luz e som, que continua no interior depois da abertura das portas.

Na Alemanha já vai possível ver ao vivo o Aceman, a partir de dia 23 de agosto, em Colónia, na Gamescom 2022. Entretanto... Fique com as imagens na fotogaleria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório