Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Aparelho que contraria radares à venda na internet. É considerado ilegal?

A resposta à questão é afirmativa. No Código da Estrada está prevista a ilegalidade destes 'inibidores'.

Aparelho que contraria radares à venda na internet. É considerado ilegal?
Notícias ao Minuto

14:01 - 11/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Radares

Há condutores que para fugir às multas dos cinemómetros, conhecidos como radares de velocidade, têm adquirido vários aparelhos que se encontram à venda em conhecidos sites de comércio estrangeiro. No entanto, fique a saber que qualquer aparelho deste tipo é considerado ilegal.

De acordo com número 3 do Artigo 84.º do Código da Estrada "é proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações".

Como funcionam?

Utilizando sinais de rádio, os equipamentos detetam o radar e, em seguida, baralham os sinais emitidos por eles, inviabilizando a medição da velocidade do veículo. Alguns aparelhos conseguem até invalidar o disparo dos radares móveis ('pistolas') frequentemente utilizados pela autoridades através de raios laser.

Além destes aparelhos existem outros que fazem com que o radar não detete a velocidade do veículo utilizando flashes ocultos na moldura da matrícula. Estes flashes são acionados sempre que um radar é detetado, impedindo assim a fiscalização.

Prevenção não é ilegal

Contudo, se estes aparelhos que descrevemos são ilegais porque contrariam a função dos radares, por outro lado, saber onde eles estão colocados não constitui qualquer contraordenação.

Saber em que zona ou local estão os radares é possível através de várias aplicações de smartphone ou por automóveis que já vêm com essa função preventiva ligada ao assistente inteligente de velocidade. O Waze ou o Google Maps podem indicar-lhe onde estão colocados os radares fixos e a velocidade máxima permitida dos mesmos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório