Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

BMW já arrancou com a produção do novo i7. E nós vimos tudo

Novo Série 7 já está em produção na Alemanha. Chega no último trimestre deste ano ao mercado português.

Foi no passado dia 1 de julho, sexta-feira, que em Dingolfing, Munique, arrancou a produção do novo Série 7 da BMW. Uma dupla estreia porque as linhas de montagem da fábrica alemã de Munique viram também chegar o novo i7, o topo de gama dos elétricos da marca da Baviera.

O Auto ao Minuto esteve lá a convite da BMW e viu o primeiro Série 7 ser conduzido por Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Administração da BMW responsável pela produção.

O novo i7 deverá chegar ao mercado português no último trimestre de 2022. Não há uma data fixa, mas estima-se que Portugal possa ter as primeiras unidades no próximo mês de dezembro.

Investimento de milhões

Ainda antes do primeiro pisar de acelerador, Milan Nedeljkovic afirmou o que já esperávamos. Para produzir o novo i7, a BMW teve de abrir os cordões à bolsa e investir na fábrica de Dingolfing. 300 milhões de euros foi o valor investido naquela que é a maior fábrica europeia da BMW. 

Na mesma linha de montagem do Série 7 já eram produzidos os Série 5, os Série 8 e o iX. A inclusão do novo e do mais eficiente elétrico da marca fez com que a BMW apostasse na evolução e na otimização de processos, que são cada vez mais automatizados. Assente no propósito 'Lean. Green. Digital', a fábrica foi transformada numa BMW iFactory, o que faz com que seja mais versátil, sustentável e cada vez mais tecnológica. Imagina o que são 1600 automóveis a sair das linhas de montagem diariamente? É precisamente as unidades que a fábrica de Dingolfing consegue preparar a cada dia de trabalho.

Notícias ao Minuto

Recursos aproveitados

Se o novo Série 7 e i7 arrancaram agora a sua produção, há um ano tinha sido altura de o iX ter iniciado o seu período de vida em Dingolfing. Um processo que acabou por ser reaproveitado para o Série 7.

O novo modelo da BMW é produzido com vários módulos tecnológicos do iX, não só o sistema de interface e as assistências de condução, como também em termos de processo de produção e validação na montagem. Segundo a BMW pouparam-se milhões de euros em recursos. 

Série 7 conduz sozinho dentro da fábrica

Uma das novidades com o início de produção do Série 7 é o modo de condução autónoma dentro da fábrica. Todos os modelos recém-produzidos serão capazes de percorrer 170 metros sem ninguém ao volante à saída da linha de montagem, contudo, num sistema diferente de condução autónoma daquele que é oferecido aos clientes.

Ao invés de sensores no carro, o Série 7 utiliza a infraestrutura exterior para reconhecer o percurso e planear os seus movimentos. Com software da Seoul Robotics, os sensores instalados na própria fábrica informam o carro em que local está e o que acontece à sua volta. Já um outro software da Embotech, traça os movimentos que o Série 7 faz e leva-o até ao destino com várias ordens de comando, como acelerar, travar ou virar. Espera-se que esta tecnologia possa ser aplicada a outros modelos da BMW produzidos na fábrica de Dingolfing.

Notícias ao Minuto

Características do novo Série 7

Começando pela versão elétrica, o i7 xDrive60 tem dois motores elétricos que debitam um total de 544 cv de potência e um binário de 744 Nm. A BMW promete uma autonomia de até 473 km, graças a uma bateria de 101,7 kWh de capacidade, que pode recuperar 128 km em apenas dez minutos se for carregado a uma potência de 195 kW.

Esta para já será a única variante elétrica. Só mais tarde é que o i7 terá outras versões disponíveis, incluindo o i7 M70 xDrive que contará com 660 cv de potência, perspetivando-se como o topo de gama dentro do Série 7.

Fora do mercado dos 100% elétricos, na primavera do próximo ano o Série 7 surge em versão híbrida plug-in com motor turbodiesel. O 740d xDrive chega em 2023 com tecnologia eletrificada mild hybrid de 48 volts e 300 cv de potência.

Numa outra fase serão lançadas mais versões híbridas plug-in, tal como uma versão M (M760e xDrive), com tecnologia híbrida e um motor de seis cilindros em linha.

Quer saber mais sobre a maior fábrica da BMW na Europa? Fique atento ao Auto ao Minuto esta terça-feira.

Leia também: O novo BMW Série 7 em imagens. Até ecrã de cinema tem

Leia também: Óticas do BMW i7 têm cristais da Swarovski como opcional

Leia também: Novo Série 7 da BMW é o carro mais confortável para se viajar atrás?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório