Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Os cinco erros mais comuns em exames de condução

Tenha atenção.

Os cinco erros mais comuns em exames de condução
Notícias ao Minuto

12:25 - 09/06/22 por Notícias ao Minuto

Auto Exame

Num exame de condução são inúmeros os erros que qualquer candidato a obter a licença para conduzir pode cometer. No entanto, tudo correrá bem se estivermos bem preparados, calmos e com uma boa dose de confiança.

Ainda assim, há sempre erros que podemos cometer durante o exame e estes são alguns dos mais comuns.

Esquecer ações necessárias antes de arrancar com o automóvel - Antes de iniciar a marcha é preciso não nos esquecermos de várias comportamentos fulcrais, como apertar o cinto de segurança, ajustar os retrovisores e colocar o banco na posição correta para a nossa condução. Por vezes, o nervosismo leva a que só se queira iniciar a marcha e nos esqueçamos destas pequenas ações que nos podem fazer reprovar.

Não olhar para os espelhos retrovisores - Um examinador está atento a tudo aquilo que o examinando faz. Portanto, é importante estarmos sempre a par de tudo o que nos rodeia e olhar para os espelhos sempre a cada manobra que o exige. Não olhe apenas com os olhos, demonstre que o está a fazer com um ligeiro movimento de cabeça para que não restem dúvidas ao examinador.

Não aplicar a ordem correta das regras de trânsito ou sinais - Se vir um STOP tem de imobilizar o veículo. Mesmo que num cruzamento não venha nenhum automóvel, é obrigatório parar completamente a marcha. Também nas cedências de passagem é necessário respeitar o sinal ou num cruzamento onde não existe qualquer sinal tenha atenção a quem vem do seu lado direito. 

Circular demasiado perto das laterais da via - É um dos comportamentos mais comuns para quem tem pouca confiança na sua condução. Não tenha receio e circule a meio da sua via, não só por uma questão de segurança, mas para mostrar ao examinador que se sente seguro na condução.

Não parar nas passagens para peões - O ato de conduzir engloba uma atenção extrema, não só ao que se passa na estrada, mas também no que acontece em seu redor. É preciso estar sempre atento quando circulamos dentro das localidades e sempre que se aproxima uma passagem para peões, a chamada passadeira. Sabemos que os peões, muitas vezes, 'mandam-se' literalmente para o meio da estrada, mas enquanto condutores o nosso papel é estar o mais atento possível e antecipar essas situações. Não parar para um peão passar é reprovação imediata.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório