Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Citröen Méhari, um inovador descapotável que foi apresentado há 54 anos

Foi produzido até 1987 e vendeu quase 150.000 unidades.

Notícias ao Minuto

14:06 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Citroën

Em maio de 1968, a Citröen apresentava em Paris, o campo de golfe de Deauville, o seu Dyane 6 Méhari, um  inovador descapotável, que tinha uma carroçaria totalmente em plástico.

Sabe de onde teve origem o nome Méhari? Este nome deriva de uma raça de camelos de corrida e de combate. Já lá vão 54 anos desde este dia, algo que a marca francesa fez questão de assinalar esta segunda-feira.

Este descapotável de dois lugares tinha na zona traseira um espaço para as pernas dos eventuais passageiros que ali podiam viajar sentados, num banco rebatível que, quando não estava a ser utilizado, dava origem a uma área de carga completamente plana, desde o para-choques traseiro até aos encostos dos bancos da frente.

O para-brisas, também ele rebatível, incluía ancoragens para dois elementos metálicos, que se uniam num arco amovível, localizado imediatamente acima dos bancos da frente. Era possível instalar uma cobertura em tecido na estrutura, criando um habitáculo para os passageiros da frente. Uma vez desenrolada, cobriam-se, também, os passageiros traseiros e o compartimento de bagagens, criando, assim, uma berlina de quatro lugares.

Entre as duas configurações, as combinações eram inúmeras, com portas de tecido ou rígidas, painéis laterais de tecido e até um hardtop de plástico rígido, totalmente modular, disponível nas cores de carroçaria do Méhari.

O Méhari foi produzido em quase 150.000 unidades - das quais 20.000 na Fábrica de Mangualde -, durante quase duas décadas, de 1968 a 1987. Alguns exemplares serviram o exército francês e outras e assumiram o papel de ambulâncias rápidas no Paris-Dakar de 1980. Fique com as imagens!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório