Quem era o piloto mais rápido da Fórmula 1? Esta é sempre uma questão que nos leva a uma discussão difícil e quase sempre sem um consenso final. No entanto, quando se analisam dados, métricas e sistemas analíticos a resposta à pergunta fica mais fácil de encontrar.
Rob Smedley é o diretor de sistemas de dados da Fórmula 1 e, em entrevista ao jornal AS, revelou que em conjunto com a equipa da Amazon Web Services (AWS) desenvolveram um sistema de Machine Learning capaz de encontrar qual o piloto mais rápido de sempre.
"Nos três primeiros temos Ayrton Senna, Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Desta forma, na minha opinião, acho que a análise funcionou bastante bem. O Fernando Alonso está também no top 10, por isso podemos dizer que o Alonso é um dos pilotos mais rápidos da Fórmula 1. Análises, algoritmos e dados comprovam isso", afirmou Rob Smedley.
Além destes quatro pilotos, no top 10 encontram-se ainda Max Verstappen, Nico Rosberg, Charles Leclerc, Heikki Kovalainen, Jarno Trulli e Sebastian Vettel.
Leia Também: Primeiro Bentley elétrico pode chegar aos 100 km/h em 1,5 segundos