Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Federação Italiana retira licença a piloto que fez gesto nazi em Portimão

"Gesto inqualificável e inaceitável" referiu o Automobile Club d'Italia (ACI).

Federação Italiana retira licença a piloto que fez gesto nazi em Portimão
Notícias ao Minuto

14:48 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto

Auto Karting

A vida de Artem Severiukhin está a dar uma volta de 180 graus. Depois do gesto nazi que se seguiu à sua vitória na ronda inaugural do Campeonato Europeu de Karting em Portimão, o jovem piloto russo foi demitido pela sua equipa e agora perdeu a licença italiana com a qual competia.

O Automobile Club d'Italia emitiu esta terça-feira um comunicado onde refere que as medidas tomadas eram "inevitáveis" após o gesto "inqualificável e inaceitável".

"Enquanto ainda decorre a reunião extraordinária do conselho desportivo do Automobile Club d'Itália – convocada a tomar medidas urgentes na sequência do gesto inaceitável e inqualificável do piloto russo de karting Artem Severiukhin, no pódio da prova do Europeu de juniores em Portimão –, anuncia-se que a direção decidiu retirar imediatamente a licença desportiva de Severiukhin, encaminhando o processo para a justiça desportiva", escreveu no comunicado o ACI.

"São medidas inevitáveis, dado o gesto imprudente de Severiukhin, que não só demonstrou falta de respeito pelos valores universais, que inspiram o desporto, mas também pela humanidade, dignidade e convivência civil", lê-se ainda.

Recorde-se que depois do gesto polémico, Artem Severiukhin já se pronunciou nas redes sociais, onde fez questão de dizer que "estava preparado para a penalização", embora tenha salientado que nunca apoiou o nazismo.

"Quando estava no pódio fiz um gesto que muitos entenderam como uma saudação nazi. Isso não é verdade. Nunca apoiei o nazismo e considero-o um dos piores crimes da história da humanidade. Estou pronto para ser penalizado. Mas, por favor, acreditem que não houve intenção da minha parte em apoiar o nazismo ou o fascismo", disse o jovem de 15 anos, num vídeo publicado na rede social Instagram.

Leia Também: Jovem piloto russo vence prova de karting e faz saudação nazi em Portimão

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório