Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O primeiro carro de Miguel Oliveira. "Nunca tive nenhum furo ou acidente"

O testemunho de Miguel Oliveira, piloto português do MotoGP, em mais um artigo da rubrica semanal 'O primeiro carro de...'.

O primeiro carro de Miguel Oliveira. "Nunca tive nenhum furo ou acidente"

Todas as semanas, o Auto ao Minuto dará a conhecer qual foi o primeiro carro de personalidades ligadas às mais variadas áreas do desporto na mais recente rubrica: "O primeiro carro de...".

Miguel Oliveira, o primeiro português a chegar ao MotoGP e que tem brilhado na categoria mais alta do motociclismo mundial, desvendou-nos esta semana qual foi o primeiro automóvel que conduziu: um BMW Série 1 (F20) equipado com o motor de quatro cilindros com 2.0 litros de capacidade, capaz de debitar 116 cv de potência.

Questionado por nós, o piloto da KTM garantiu que um tração traseira para primeiro automóvel não lhe conferiu quaisquer problemas de adaptação e que nunca houve más histórias para recordar.

"Nunca tive acidentes, nenhum furo... Nada", frisou Miguel Oliveira. "Seguro em cima da moto e atrás do volante também", retorquimos nós, o que levou a uma boa gargalhada por parte do piloto da KTM.

Lançado em 2004, o BMW Série 1 vai já na sua terceira geração. O modelo que o piloto português adquiriu corresponde à segunda geração. O 116d (F20) que Miguel Oliveira conduziu dispunha de um motor de 2.0 litros de capacidade, com 116 cv de potência, como já referimos, o que lhe conferia um arranque dos 0 aos 100 km/h em 10,3 segundos.

Esta segunda geração foi a última dos Série 1 a contar com tração traseira e o modelo específico que pertenceu ao piloto da KTM conta com consumos mistos bastante satisfatórios na ordem dos 4,5 litros/100 km.

O 116d era muito 'poupado' neste capítulo, embora o mesmo não se pudesse afirmar daquela que era a versão mais potente desta geração: o M135i xDrive, que contava com o bloco de seis cilindros e com 3.0 litros de capacidade, a debitar um máximo de 320 cv de potência e com 450 Nm entre as 1250-5000 rpm.

Notícias ao Minuto

Leia Também: O primeiro carro de J-Rod. "Quando o fui buscar parti a frente toda"

Leia Também: O primeiro carro de Fernando Aguiar. "Armei-me perante os meus amigos..."

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório