Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 25º

As cinco principais tendências que vão marcar o mercado automóvel em 2022

Um artigo de opinião assinado por Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.

As cinco principais tendências que vão marcar o mercado automóvel em 2022
Notícias ao Minuto

07:45 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Artigo de opinião

"Há dois anos que nos deparámos com uma disrupção imprevisível no setor automóvel. Muitas são as consequências desta crise, mas há também que evidenciar as oportunidades e a aceleração de algumas mudanças que vieram contribuir para o futuro do mercado automóvel. A redução dos descontos e benefícios fiscais, mas também a continuação da digitalização e previsões de recuperação do mercado de novos e usados no último trimestre do ano são algumas das características que vão marcar o ano 2022.

1. A expectativa é que continue a existir escassez de produto e de veículos novos no mercado ao longo do primeiro trimestre de 2022, devido à crise dos semicondutores e falta de matérias-primas, algo que se vai agravar ainda mais no segundo trimestre do ano. Apenas no terceiro trimestre se prevê o início da recuperação e o aumento de automóveis disponíveis no mercado, que se vai efetivar no último trimestre do ano. 

Ao nível dos usados, a tendência acompanha a previsão dos veículos novos, mas com um desfasamento de dois a três meses mais tarde, pois são as substituições, defleet e renovação das frotas que alimentam este mercado. A importação continua a não ser suficiente para alimentar o mercado de usados, o que significa que vão continuar os esforços por parte dos operadores e vendedores profissionais para encontrar produto no mercado de particulares.

2. É expectável que existam menos descontos e benefícios fiscais, sobretudo para atingir objetivos anuais e recuperar após um longo período de escassez de veículos. A situação será semelhante no caso dos veículos usados, apesar de se esperar uma normalização e estabilização dos preços. Estes, no entanto, podem voltar a subir caso se mantenha a escassez de produto, sendo provável que voltem a normalizar ou mesmo baixar no final do ano, quando se prevê a recuperação efetiva do mercado.

3. À semelhança dos modelos de mercado americanos e ingleses, espera-se que os operadores se tornem cada vez mais orientados para os dados. É essencial que operadores e retalhistas acompanhem as flutuações do mercado, para maximizarem e ajustarem os preços de forma a não terem perdas desnecessárias, sobretudo numa fase em que é mais caro renovar o stock.

4. A digitalização veio para ficar, após o grande impulso que decorreu durante a pandemia. Os últimos dois anos contaram com uma evolução e uma forte aposta dos operadores na venda online, click-to-buy, alargamento dos serviços digitais e recurso a ferramentas como as redes sociais para vender os seus veículos. Neste momento, existem empresas que reajustaram as suas estratégias para a conquista do mercado através do formato digital e é importante que os retalhistas e os operadores se adaptem e atualizem as suas ferramentas neste sentido. 

5. O aumento da importância dos veículos elétricos é também uma forte tendência que já vínhamos a evidenciar e que veremos consolidar-se em 2022. Cada vez mais fabricantes estão a apostar na eletrificação e a nível de retalho torna-se essencial apostar na formação dos vendedores para que esclareçam todas as dúvidas do consumidor final, não só no mercado de novos, mas também de usados. A nível de usados, vemos que 10% do mercado já corresponde a veículos eletrificados, o que é significativo e irá muito provavelmente continuar a aumentar."

Notícias ao Minuto              Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual© Global Imagens

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório