Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Como saber se um carro tem os quilómetros alterados?

Infelizmente, a manipulação de quilómetros dos automóveis é uma prática muito comum em Portugal.

Como saber se um carro tem os quilómetros alterados?
Notícias ao Minuto

12:18 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Vendas

A adulteração de quilómetros é uma prática que não é nova, mas que infelizmente não tem reduzido não só em Portugal, como também na Europa. Segundo um estudo da CarVertical, os automóveis de marcas alemãs foram os mais afetados no último ano, mas, claro, não são os únicos.

Portanto, se pretende adquirir um carro usado e quer certificar-se de que os quilómetros são reais, há certos passos que o podem ajudar.

Primeiro, no IMT existe a possibilidade de pedir uma certidão com os quilómetros registados de qualquer automóvel. Não precisa de ser o seu, basta apenas saber a matrícula e pedir - o proprietário nem sequer terá conhecimento de que o fez. Custa apenas 30 euros (27 se fizer o pedido online) e fica com as quilometragens anotadas em cada uma das inspeções obrigatórias do veículo.

No caso de querer saber informações ao nível da quilometragem de um carro importado, o melhor a fazer é aceder a dois websites: www.autodna.com e o uk.vin-info.com. Aqui, a obtenção dos reais quilómetros do automóvel consegue-se a partir do VIN (Vehicle Identification Number), que é o número do quadro do carro que está no Documento Único Automóvel, e custa cerca de 10 euros. Através do VIN conseguirá também saber quantos proprietários já teve a viatura e até se esteve envolvida em acidentes.

Ainda assim, tenha em atenção que estes não métodos infalíveis. Há inúmeras maneiras de adulterar quilómetros, infelizmente, e cada vez mais difíceis de apanhar. Por exemplo, tendo em conta que a primeira inspeção no IMT ocorre ao fim de quatro anos, o proprietário do automóvel antes de se deslocar à inspeção pode fazer a redução dos quilómetros. Porém, para casos como este, pode sempre contactar a marca para saber todas as informações sobre as revisões.

Leia Também: Guardia Civil espanhola dá o melhor conselho a quem não usa pisca

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório