Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dacia Duster ECO-G (GPL). O carro que prova que o gás compensa... mesmo

No último ano falou-se inúmeras vezes no alto preço dos combustíveis. O GPL Auto está mais barato, mas será que no final compensa? Foi o que procurámos saber ao volante do Duster.

Notícias ao Minuto

08:24 - 05/01/22 por Ruben Valente

Auto Dacia

É provavelmente uma das opções mais económicas do mercado. Se a versão mais básica do Dacia Duster está disponível a partir de 14.400 euros, o mesmo não acontece com a versão ECO-G Bi-fuel que experimentámos. Primeiro porque se trata de uma versão, como o nome indica, com dois tipos de combustível, depois porque está equipada com o nível de equipamento Prestige. Ainda assim o preço de 18.250 euros para um automóvel novo, é bastante convidativo.

Valor final à parte, o que motivou o Auto ao Minuto a querer experimentar o Dacia Duster movido a GPL foram duas razões: Saber se o gás como combustível compensa no quotidiano e o facto de poder adquirir um carro novinho em folha, sem ter de pagar qualquer transformação para GPL posteriormente.

Portanto, ao entrar pela primeira vez neste Duster, fizemo-lo de mente aberta e conscientes do propósito deste carro. Convenhamos... Quem espera um automóvel repleto de conforto, construído com os melhores materiais ou super divertido e dinâmico na condução, esqueça esta proposta. Afirmamos já que este não é o carro ideal para si.

Por outro lado, se procura um carro económico para o quotidiano, não muito caro, e se faz muitos quilómetros diariamente, temos que lhe dizer que este Dacia Duster ECO-G encaixará como uma luva nos seus objetivos.

Vamos às contas? Ao longo de quatro dias percorremos com o SUV romeno exatamente 272 quilómetros. A gasolina foi utilizada, praticamente, apenas para ligar o carro. O nosso foco era utilizar o GPL ao longo de todo o ensaio. Tendo em conta o preço atual do GPL Auto (0,90 euros por litro) e o nosso consumo (9,5 l/100 km), gastámos um total de 23,26 euros. Atenção que não fizemos questão de ter uma condução ultra poupada. Conduzimos de forma normal, sem qualquer tipo de restrição.

Não tivemos dias suficientes para provar o real consumo utilizando apenas gasolina. No entanto, fazendo a projeção ao mesmo número quilómetros percorridos com uma média de 7l/100 km, valores esperados para esta versão, gastaríamos 32,56 euros, uma vez que o preço da gasolina situa-se nos 1,71 euros por litro.

Uma diferença considerável, correto? O Auto ao Minuto quis ir mais longe nas contas e comparar estes valores com um carro movido a gasóleo. Ora vejamos: com o atual preço do diesel (1,57 euros por litro) precisamos de gastar 25,26 euros para encher o depósito se percorrermos os tais 272 quilómetros que fizemos com um consumo médio de 6l/100 km.

Concluímos, portanto, que o Dacia Duster ECO-G Bi-fuel é uma proposta quase perfeita para quem quer gastar o menos possível em combustível. O GPL Auto não se pode, no entanto, comparar aos elétricos livres de emissões, porque apesar de ser menos poluente que gasolina e diesel, acaba também por não ser um total 'amigo do ambiente'.

Notícias ao Minuto  

Na estrada

Porque poupar não deve ser a única preocupação, como é, afinal, conduzir este Dacia Duster? Devemos dizer que ficámos agradavelmente surpreendidos. A nível de conforto, é bastante razoável. Espaçoso, conta com uma mala com 445 litros de capacidade, ideal para passeios com a família. 

Não podemos dizer que é um carro super dinâmico e com uma resposta bastante boa. É algo limitado nesse aspeto, a mudança das relações não é de uma suavidade extrema, mas cumpre. E acreditamos que o grande objetivo da Dacia era fazer o Duster cumprir com os 'mínimos' neste aspeto.

Por outro lado, para uma oferta que é das mais baratas do mercado, os extras são bastantes satisfatórios. O Duster ECO-G que ensaiámos contava por exemplo com câmara traseira, sensores de estacionamento, alerta de ângulo morto, assistência à travagem de urgência, sistema de infoentretenimento digital com ecrã de oito polegadas... No fundo, não sentimos falta de nada.

Notícias ao Minuto
 O GPL não é seguro?

Depois de constatarmos que é uma proposta extremamente rentável para as nossas carteiras, precisamos de desconstruir um mito, que até hoje ainda perdura: É perigoso andar num carro movido a GPL? A resposta foi-nos dada em novembro do ano passado, numa entrevista com Rui Aires - diretor de negócio de estações de serviço da Repsol em Portugal.

"O GPL Auto é comprovadamente seguro. Está sujeito às mesmas normas de qualidade e segurança que os outros combustíveis. Os tanques das viaturas movidas a AutoGás são cerca de 20 vezes mais resistentes e podem suportar mais pressão do que os tanques de gasolina. O combustível alternativo mais utilizado no mundo é tão seguro como outros combustíveis utilizados em automóveis, com uma baixa classificação de inflamabilidade", referiu.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Dacia Duster ECO-G Bi-fuel 4x2

MOTOR

Posição Dianteira transversal
Arquitetura 3 cilindros em linha
Distribuição 2 a.c.c., 4 válvulas/cilindro
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler
Capacidade 999 cm3
Potência 101 cv entre as 4600 e as 5000 rpm
Binário 160 Nm entre as 2000 e as 3500 rpm (170 Nm a GPL)

TRANSMISSÃO

Tração Dianteira
Caixa de velocidades Caixa manual de seis velocidades

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 4341 mm / 1804 mm / 1693 mm
Distância entre eixos 2673 mm
Capacidade da mala 445 litros
Rodas 215/60 R17
Peso 1331 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 168 km/h
0-100 km/h 13,8s
Consumo misto Gasolina: 6,4 l/100 km; GPL: 7,0 l/100 km
Emissões CO2 Gasolina: 145 g/km; GPL: 127 g/km

9

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

Pretende um carro barato, económico e com espaço para o que der e vier? Este Dacia Duster ECO-G é uma ótima solução. Arriscamos dizer que é uma das propostas mais económicas do mercado dentro dos automóveis que dispõem de motores a combustão. A Dacia cumpriu, e de que maneira, o objetivo

  • {{ config('app.name') }}Qualidade/preço
  • {{ config('app.name') }}Espaçoso e confortável
  • {{ config('app.name') }}Proposta muito económica em termos de euros gastos em combustível
  • {{ config('app.name') }}Pouco entusiasmante na condução
  • {{ config('app.name') }}Qualidade dos materiais longe de ser a melhor

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório