Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Área experimental para veículos autónomos já existe na China

Município de Pequim abriu hoje uma área experimental de cerca de 20 quilómetros quadrados para promover a circulação de veículos autónomos, que transportarão passageiros, informou a imprensa estatal.

Área experimental para veículos autónomos já existe na China
Notícias ao Minuto

08:45 - 25/11/21 por Lusa

Auto China

A superfície inclui, no conjunto, 100 quilómetros de extensão de estradas e ruas, no sudeste da capital. A experiência dos passageiros ao andar nestes carros é semelhante a "apanhar um autocarro", segundo a televisão oficial CCTV.

Os veículos são operados pelas empresas Pony.ai e Baidu.

De acordo com Wang Shengnan, diretor de operações automotivas autónomas do Baidu, "colocar paragens em áreas com alto índice de acidentes" foi evitado e "a segurança dos passageiros é a prioridade".

Em "qualquer tipo de acidente" envolvendo os veículos, a empresa licenciada vai ser "responsabilizada", disse Teng Xuebei, representante da Pony.ai, citado pela imprensa local.

O diretor do gabinete oficial responsável pela área de testes, Jie Fei, explicou que esta zona foi escolhida pela sua "baixa densidade de tráfego", mas os veículos autónomos devem "evitar circular nas horas de ponta da manhã e da tarde".

Os veículos devem anunciar "claramente" a sua natureza como carros de teste autónomos na sua carroçaria.

Por enquanto, as empresas têm que designar um operador de segurança para se sentar ao volante e ficar atento à estrada, apesar de não dirigir, e somente quando tiverem "quilómetros de deslocamento autónomo acumulado" poderão prescindir do operador, disse Jie.

Durante a fase piloto, também vai ser oferecida uma tarifa reduzida, de modo que uma viagem que custaria cerca de 30 yuans (4,19 euros) está atualmente com um preço inferior a dois yuans (28 cêntimos de euro).

Outras cidades da China, como Xangai, lançaram circuitos piloto semelhantes para esta tecnologia.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório