Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Lembra-se do Maserati Ghibli? Comemora hoje 55 anos

Fez a sua estreia mundial no Salão de Turim, a 3 de novembro de 1966.

Notícias ao Minuto

10:27 - 03/11/21 por Notícias ao Minuto

Auto Maserati

A Maserati está esta quarta-feira a comemorar o 55º aniversário do Ghibli. A 3 de novembro de 1966, este histórico modelo fez a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Turim. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o nome evocava um vento, uma tradição que se mantém até hoje com o Grecale, parte integrante da nova era da marca do Tridente.

O Ghibli é um vento poderoso e quente do Norte de África, que transporta consigo uma apreciável quantidade de areia. A decisão de adotar o seu nome não foi, por isso, coincidência, tendo em conta a rapidez do veículo e o ‘calor’ das suas especificações técnicas e de design.

Debaixo do capô, o Ghibli tinha um motor de nova conceção, na altura, baseada na experiência do bem conhecido 8 cilindros utilizado no Mexico. Era capaz de debitar uma potência máxima de 330 cv na versão de 4700 cc, e foi seguido de uma versão de 4900 cc ainda mais potente.

Lançado no mercado um ano depois da sua apresentação, ou seja, em 1967, foi em 1969 que o Ghibli ganhou uma versão Spyder, a qual podia ser equipada com um hardtop. Um ano mais tarde, ambas as variantes foram também disponibilizadas com um motor de 4900 cc, adotando a designação Ghibli SS. 

Entre 1967 e 1972 foram produzidas 128 unidades do Ghibli Spyder e mais de 1200 da versão coupé. Uma delas foi adquirida por Henry Ford (neto do fundador), que a colocou no átrio do Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford, em Detroit, como  fonte de inspiração.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório