Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ford vai construir duas fábricas de baterias para carros elétricos

A construtora automóvel Ford está a formar uma empresa conjunta ('joint-venture') com um dos seus fornecedores de baterias, para construir duas fábricas para produzir baterias para 600 mil veículos elétricos por ano, até meados desta década.

Ford vai construir duas fábricas de baterias para carros elétricos
Notícias ao Minuto

06:49 - 21/05/21 por Lusa

Auto Ford

O acordo com a SK Innovation of Korea, anunciado quinta-feira, pode provocar um confronto com a United Auto Workers (UAW), que emitiu um comunicado onde defende que a Ford tem uma obrigação moral de garantir que os trabalhadores da nova fábrica vão receber salários acordados com os sindicatos.

A UAW e o presidente dos EUA, Joe Biden, têm advogado a preferência por empregos sindicalizados em novas fábricas, à medida que o país faz a transição dos veículos a gasolina para outros, elétricos. Esta questão deve estar presente nas negociações, à escala nacional, que a UAW vai negociar para 2023.

A empresa conjunta, chamada BlueOvalSK, é o início do plano da Ford de integrar verticalmente partes essenciais da cadeia de produção do veículo elétrico. As empresas assinaram um acordo, mas desconhecem-se pormenores sobre a repartição do capital e a localização das unidades fabris.

A SK Innovation já tem uma fábrica de baterias em Commerce, no Estado da Geórgia, e quer expandir a sua produção na Europa e na China.

O anúncio foi feito quando decorre um confronto entre a SK Innovation e a LG Energy Solution, por espionagem industrial. A Comissão do Comércio Internacional dos EUA decidiu em fevereiro que a SK roubou dois segredos da LG Energy, e que deveria ser impedida de importar, fazer ou vender baterias nos EUA durante 10 anos. A decisão deu quatro anos à SK para fazer baterias para a Ford.

Mas a disputa foi resolvida em abril, quando a SK aceitar pagar 1,8 mil milhões de dólares, acrescidos de direitos, cujo montante não foi revelado.

Leia Também: Ford apresentou a F-150 Lightning, a nova carrinha elétrica

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório