Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 27º

Edição

Marca chinesa pode ter solucionado um dos desafios dos carros elétricos

A troca de baterias demora apenas 60 segundos.

Marca chinesa pode ter solucionado um dos desafios dos carros elétricos

O tempo de carregamento das baterias continua a ser uma das grandes questões dos carros elétricos, com os cépticos a mostrarem-se desagradados com a ideia de ficarem à espera que o veículo recarregue durante vários minutos. Pois bem, a chinesa Geely (proprietária da Volvo e da Polestar) parece ter encontrado uma solução.

Ao invés de fazer os clientes esperarem largos minutos pelo recarregamento, o sistema da Geely substitui a bateria sem energia por outra 100% carregada. Mais impressionante é o facto deste processo demorar apenas 60 segundos.

Como pode ver no vídeo abaixo partilhado pelo canal Geely Uncut, o condutor de um carro elétrico da marca tem uma app que lhe indica a estação de substituição mais próxima. Esta estação é muito semelhante a uma tradicional máquina de lavagem, pelo que basta entrar com o veículo, posicioná-lo devidamente e esperar até que o processo seja completado.

A Geely não é a primeira a adotar esta estratégia, com a Renault a também o ter feito há anos atrás com os seus primeiros carros elétricos. Porém, a marca francesa acabou eventualmente por mudar de estratégia e recarregar as baterias de forma tradicional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório