Depois de apresentar o novo Série 1, a BMW revelou ao mundo o renovado BMW X1, SUV compacto que sofreu vários retoques visuais para uma imagem mais dominante, desejável e imponente, em particular na dianteira. O novo X1 vai de encontro à atual linguagem visual da marca alemã, sobretudo ao nível da grelha dianteira, que domina por completo a secção frontal. Também os grupos óticos foram redesenhados, que incluem faróis de nevoeiro LED integrados no para-choques e a projeção luminosa do símbolo do X1 no chão sempre que se destranca o veículo.
As mudanças também se expandiram à palete de cores, tendo sido concebidos três novos acabamentos - Beige Jucaro metalizado, Azul Misano metalizado (exclusivamente para o modelo M Sport) e o ultra exclusivo BMW Individual Storm Bay metalizado - para desfrutar com os motores BMW Twinpower Turbo de 3 e 4 cilindros.
A grande novidade da segunda geração do X1 é a sua versão híbrida Plug-in, o X1 xDrive25e um dos modelos com melhor desempenho da sua gama. Este modelo conta com um sistema propulsor híbrido que combina um bloco a gasolina de 125 cv com dois motores elétricos, para uma potência combinada de 231 cv e 350 Nm de binário. Denominada X1 xDrive25e, esta versão conta com tração integral, devido ao motor elétrico que surge associado às rodas traseiras.
Os altos padrões de qualidade nos interiores do BMW X1 são evidentes, como por exemplo, a nova costura de contraste no tablier, disponível para os modelos xLine, Sport Line e M Sport - os tapetes que ganharam bordos coloridos e costuras de contraste no rebordo e a escolha de três novas variantes de estofos. Um dos grandes destaques vai para o Display de Controlo com um ecrã de 6,5 polegadas. Caso pretendido, estará também disponível um sistema de navegação de ecrã tátil de 8.8 ou 10,25 polegadas que poderá ser controlado pelo sistema BMW iDrive, por voz ou por toque.
A notável versatilidade do BMW X1 não se limita apenas ao digital, opções como a operação automática do porta-bagagens e a abertura e fecho da porta traseira com mãos livres, são alguns dos exemplos que aumentam o nível de conforto e comodidade.