A personagem principal do maior enigma do desporto na atualidade, Michael Schumacher, completa esta quinta-feira 50 anos. O piloto alemão recupera há cinco anos de um grave acidente de esqui em Meribel, nos Alpes franceses e, desde então, vive isolado pelos seus familiares mais próximos, sem que o público tenha acesso a informações sobre o seu real estado de saúde.
Na véspera do aniversário, a mulher Corinna Schumacher, limitou-se a dizer que faz de tudo para manter o heptacampeão mundial de Fórmula 1 vivo. Segundo o diário espanhol As, a família já gastou 28 milhões de euros para manter Schumacher vivo. Por semana, os custos alcançam os 140 mil euros.
A recuperação de Schumacher contada pelos jornalistas
Em 2015, Ross Brawn, ex-diretor técnico da Ferrari, disse numa entrevista à BBC que Schumacher dava “sinais encorajadores a sua recuperação”. Ainda em 2015, um neurocirurgião que havia operado o alemão disse ao site News Every Day que “Schumacher não pesava mais do que 45 quilos”.
Na época, o ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo disse à CNN que estava feliz por Schumacher “estar a reagir”. O italiano, no entanto, não revelou o real estado de saúde do piloto. Em 2017 o ano começou agitado para a família Schumacher. Um paparazzi teria conseguido acesso à mansão do ex-piloto e conseguido fotografa-lo. Segundo a imprensa europeia, ele pedia aproximadamente 1,5 milhão de euros para vender a imagem.
Só em março de 2017, o filho Mick Schumacher, ainda na Fórmula 3, falou pela primeira vez sobre o pai. Em entrevista à emissora alemã RTL, o jovem de 18 anos disse que se retrata em Schumacher. "O meu pai é o meu modelo de vida. Ele é o melhor, o meu ídolo", disse o piloto.
Ainda em novembro de 2017, a mulher Corinna teria dito a uma fonte do jornal alemão Bunte que Schumacher tinha "apresentado sinais estáveis de recuperação". Em agosto de 2018, uma notícia comoveu os fãs além do mundo da velocidade. A revista francesa Paris Match publicou um artigo dizendo que o piloto não fala, não tem memória, mas chora quando vê imagens do Lago de Genebra. A notícia mais recente a envolver o estado de saúde de Schumacher garante que já consegue respirar sem aparelhos em alguns momentos. A informação foi publicada pelo diário britânico Daily Mail.
De acordo com a revista Forbes, o ex-piloto é o quinto desportista que mais faturou ao longo da carreira, com um montante de mil milhão de euros. No ranking, o alemão está apenas atrás de Michael Jordan, Tiger Woods, Arnold Palmer e Jack Nicklaus.