Maria Gabriel Llansol e edição literária em destaque no Festival Silêncio

O Festival Silêncio, que faz da palavra um ponto de encontro cultural em Lisboa, terá em setembro um ciclo dedicado a Maria Gabriela Llansol, outro sobre edição literária independente e, pela primeira vez, uma rádio.

© Getty Images

Cultura Lisboa 01/08/17 POR Lusa

O Festival Silêncio, que se apresenta como um evento que celebra a palavra através da música, cinema, artes plásticas e conferências, decorrerá de 28 de setembro a 01 de outubro, em vários espaços do Cais do Sodré, em Lisboa.

PUB

De acordo com a organização, pela primeira vez o Festival Silêncio concretiza o projeto de uma estação de rádio - a Rádio Silêncio -, que poderá ser escutada 'online' ou sintonizada na zona do Cais do Sodré (num raio de cinco quilómetros durante os quatro dias). A direção criativa é entregue a Pedro Coquenão, mentor de Batida.

O ciclo dedicado a Maria Gabriel Llansol - que morreu em 2008 - incluirá uma 'performance' de Miguel Bonneville, inspirada na obra da escritora, uma exposição com obras de, entre outros, Ilda David, Rui Chafes, Pedro Proença, Duarte Belo e Teresa Huertas, e uma atuação do Coro Feminino de Lisboa.

Quanto à edição independente, o Festival Silêncio convidou várias editoras, como a Snob, que lançará 'Teatro Vertical', a Triciclo, que fará uma exposição e oficinas para famílias, e a Douda Correria/Miasoave, com lançamentos previstos de obras de Dulce Maria Cardoso e de Luca Argel.

Em Lisboa, a convite do festival estará o filósofo Achille Mbembe no programa de conferências dedicadas ao tema 'Vozes do Sul', e população local do Cais do Sodré poderá participar num Recital Popular.

Estão previstos ainda atuações de Bruno Pernadas, Capicua com Pedro Geraldes e o espectáculo "Os Velhos Também Querem Viver", a partir de um texto homónimo de Gonçalo M. Tavares, com direção musical de Pedro Lucas e a interpretação de Carlão, Zeca Medeiros, Selma Uamusse, Manuela Oliveira e Joana Alegre.

A programação completa do Festival Silêncio será revelada a 22 de agosto.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 19 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 14 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 16 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 17 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

pais IPMA Há 8 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

lifestyle Plantas Há 16 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Signos Há 13 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

lifestyle Cabelo Há 10 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo

mundo Guerra na Ucrânia Há 14 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia