Diabetes e festa de fim de ano. Como manter uma alimentação saudável?

A última semana do ano é sempre uma ‘dor de cabeça’ para quem tem diabetes, mas é possível manter um estilo de vida saudável mesmo em época de excessos.

© iStock

Lifestyle Dicas 26/12/17 POR Daniela Costa Teixeira

A diabetes é uma doença crónica causada pela produção insuficiente de insulina ou pela incapacidade do organismo a usar. Quando a insulina não atua corretamente ou a sua ação é completamente bloqueada, dá-se uma incapacidade de utilização da glicose por parte do organismo, o que faz com que se acumule no sangue.

PUB

De acordo com Jenifer Duarte, nutricionista e Voluntária da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, “cerca de 1 milhão de portugueses tem diabetes, o que corresponde a 13% da população portuguesa, sendo que a sua maioria tem diabetes tipo 2”.

Para melhor controlar a diabetes, conta-nos a especialista num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto, “o melhor é mesmo praticar um estilo de vida mais saudável e ativo, através da prática de exercício físico e de uma alimentação equilibrada e variada”.

A quadra festiva é marcada por excessos, mas “não é exceção!”. Embora os cuidados devam ser tidos por qualquer paciente diabético, “aqueles que têm Diabetes tipo 1” podem ainda necessitar de “fazer ajustes à insulina, sempre com o apoio e conselho médico sobre de que forma”.

Para uma entrada em 2018 de forma saudável e com “glicemias controladas”, a especialista dá seis conselhos que devem ser tidos em conta. Ei-los:

“Por esta altura, já não deve sentir muita fome, pelo que resistir às sobremesas será mais fácil. Mas o importante é ser moderado. É sempre possível alterar as receitas tradicionais para uma versão mais saudável, cortando no açúcar e na gordura adicionados. Existem muitas receitas de sonhos e rabanadas feitas no forno ao invés de fritas, e podem ser polvilhadas com uma mistura de adoçante natural e canela em vez de açúcar ou caldas, por exemplo”. “Aposte em alimentos grelhados, cozidos ou feitos no forno, em detrimento dos fritos”; “Para saciar a fome e evitar o ‘ataque’ aos doces e salgados, é importante fazer várias pequenas refeições ao longo do dia”; “A sopa de legumes ou uma salada são uma excelente forma de iniciar a refeição principal, evitando excessos no prato principal e na sobremesa”; “Para manter-se quente e hidratado, beba água e/ou chás quentes ao longo do dia. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e prefira água ou sumos naturais para acompanhar a refeição”; “Não se deixe ficar em casa, usufrua da companhia da família num passeio de 15 minutos ou brincando com os mais novos no parque. Aqui, é relevante incutir às crianças desde cedo a importância de praticar desporto e brincar, estreando inclusivamente os presentes trazidos pelo Pai Natal”.

Tal como destaca a nutricionista Jenifer Duarte, “estas recomendações podem e devem ser seguidas não só nesta época festiva, mas devem ser incorporadas num estilo de vida mais saudável ao longo de todo o ano, quer pelas pessoas que têm diabetes, como pela população em geral”.

Afinal, conclui, “ao ter um estilo de vida saudável, está a promover uma vida mais longa, mais feliz e com mais qualidade, prevenindo não só a diabetes tipo 2 mas também doenças cardíacas e respiratórias”.

Se acha que alimentação para a Diabetes é aborrecida, aqui tem a prova do contrário - e, claro, duas receitas que podem ser feitas já na festa de fim de ano. Aproveite ainda para ficar a saber mais sobre a doença e sobre tudo o que pode ser feito para combatê-la.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalho e impostos (des)complicados Há 16 Horas

Um dos herdeiros não sai da casa e está a impedir partilhas. O que fazer?

auto Clássicos Há 15 Horas

Coleção de carros foi encontrada ao abandono numa pecuária em Portugal

cultura Eurovisão Há 13 Horas

Eurovisão revela ordem de atuações na final. Veja o lugar de Portugal

economia combustíveis Há 13 Horas

Já há previsões para os combustíveis. Eis o que vai acontecer aos preços

pais Armando Vara Há 14 Horas

Supremo aumenta pena de prisão de Armando Vara para cinco anos e meio

economia Segurança Social Há 16 Horas

Houve ou não orientações? Há novos detalhes sobre os acertos das pensões

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Dicas simples para comer menos açúcar (e perder a gordura abdominal)

desporto Análise Há 13 Horas

Rivalidade sem fim. Quantos golos separam Cristiano Ronaldo e Messi?

lifestyle Signos Há 6 Horas

O melhor é manter-se longe destes três signos durante o mês de maio

economia pensionistas Há 17 Horas

Mais 50€ e medicamentos grátis: O que muda para (alguns) pensionistas