Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

Fique a par das regras.

© Shuttertock

Economia segurança social 19/04/24 POR Notícias ao Minuto

O Complemento Solidário para Idosos (CSI) é um valor pago mensalmente aos idosos com baixos recursos e aos pensionistas de invalidez que não sejam titulares da Prestação Social para a Inclusão (PSI), de acordo com a Segurança Social. Afinal, quem tem direito a receber? 

PUB

De acordo com a informação disponibilizada pela Segurança Social num guia prático sobre este tema, têm direito ao CSI os "idosos de baixos recursos residentes em Portugal, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de segurança social, ou seja, 66 anos e 4 meses".

Já os "pensionistas de invalidez não têm idade mínima para requerer a pensão" e "podem requerer o CSI, exceto se forem beneficiários da PSI". 

"No caso de beneficiários com idade superior a 66 anos e 4 meses, só poderão requerer o CSI os que não tiverem direito a Pensão Social de Velhice por não preencherem a condição de recursos", explica ainda a Segurança Social.

Existem, contudo, várias condições para ter acesso a esta prestação, que podem ser consultadas aqui

Governo quer aumentar complemento para idosos até 820€ em 2028

O Governo prometeu aumentar até 2028 o CSI para um valor de referência de 820 euros até 2028, uma das soluções propostas para combater a pobreza em Portugal.

"Para combater a pobreza, impõe-se aumentar gradualmente o valor de referência do CSI para um valor de 820 euros em 2028, tendo como objetivo a equiparação ao valor do salário mínimo nacional, na legislatura seguinte, e melhorar o acesso às prestações sociais para que, quem delas efetivamente necessita, possa delas beneficiar", pode ler-se no programa do XXIV Governo Constitucional.

"Em Portugal, 42% dos portugueses estão em risco de pobreza antes de receberem transferências sociais e, após esses apoios, há 2,1 milhões de portugueses em risco de pobreza ou exclusão social", recorda o executivo (PSD/CDS), salientando que, em 2022, "cerca de 1,5 milhões de pensões tinham um valor inferior ao salário mínimo, com uma pensão mínima mensal de cerca de 292 euros".

O regime atual do CSI "pouco faz para retirar estes reformados da pobreza", atribuindo "um reforço de rendimentos médio de apenas 144 euros, garantindo um valor de cerca de 489 euros a 135 mil reformados", refere o programa.

Para o executivo, "não parece possível, sem mais rendimentos ou património, evitar a pobreza com este fraco apoio, pelo que é fundamental reforçar o CSI, numa trajetória que garanta que os reformados em situações mais vulneráveis recebem um apoio efetivo da Segurança Social para viverem com dignidade".

Leia Também: Fisco esclarece quem não tem de entregar a declaração do IRS

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 14 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária' (adoram cozinhar)

fama Diana Lucas Há 19 Horas

Diana Lucas recorda acidente de Sara Carreira, o seu divórcio e dos pais

economia IMI Há 21 Horas

Prazo para pagar IMI começa com reforço do desconto em 267 concelhos

fama José Castelo Branco Há 15 Horas

José Castelo Branco volta a comentar polémica com casa em Sintra

fama Príncipe William Há 12 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

pais Igreja Há 21 Horas

Portugueses têm "medo quando estrangeiros não querem integrar-se"

desporto Al Nassr Há 6 Horas

Gesto de Cristiano Ronaldo com Laporte está a comover redes sociais

politica Portagens Há 16 Horas

Fim de portagens nas ex-SCUT discutida 5.ª-feira na AR. Votação em aberto

lifestyle Saúde Há 19 Horas

Oito motivos (muito convincentes) para comer toranja regularmente

fama Cristina Ferreira Há 13 Horas

A mensagem que José Castelo Branco deixou a Cristina Ferreira