João Neves teve cabeça para desfazer agonia e Benfica pressiona Sporting

Tarde com festival de penáltis falhados na Luz levou adeptos ao desespero. Águias lideram, ainda assim, à condição.

© Getty Images

Desporto I Liga 29/03/24 POR Francisco Amaral Santos

O Benfica sofreu mas venceu, esta sexta-feira, na receção ao Desportivo de Chaves (1-0), em jogo da 27.ª jornada da I Liga. Numa tarde de agonia na Luz, por conta dos três penáltis desperdiçados, sendo que apenas dois eram válidos, valeu a cabeça do pequeno João Neves para que as águias encontrassem o caminho da vitória e da liderança... provisória.

PUB

As águias totalizam, agora 67 pontos, saltando para o primeiro lugar, ainda que tal possa apenas acontecer durante três horas, uma vez que o Sporting entra em ação ainda esta noite na visita ao Estrela da Amadora. 

Vale recordar que esta ronda antecede a dose dupla de dérbis entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal e para o campeonato. Os leões estão, assim, obrigados a ganhar na Reboleira para recuperarem a liderança antes de receber o rival em Alvalade. 

3.º golo de João Neves esta época, todos apontados no Estádio da LuzOs 4 golos apontados por João Neves na carreira foram todos na sequência de lances de bola parada pic.twitter.com/WPbHGoG2gI

— Playmaker (@playmaker_PT) March 29, 2024

Filme do jogo 

A primeira parte até foi animada, mas não teve direito a golos. O Benfica entrou melhor e logo aos cinco minutos podia ter ficado em vantagem no marcador. Ángel Di María tentou a sorte num livre direto à boca da grande área, mas Hugo Souza mostrou reflexos e conseguiu evitar que o nulo fosse desfeito ainda bastante cedo no jogo. 

O Benfica ia tentando arranjar soluções para fintar o bloco defensivo do Chaves e ainda antes de meia-hora Junior Pius acertou em cheio com o cotovelo na cara de Alexander Bah em plena grande área, com o árbitro Hélder Malheiro a ser alertado pelo VAR para ir consultar as imagens. Penálti marcado, penálti falhado. Ángel Di María tentou fazer um passe para a baliza, mas não enganou Hugo Souza e o empate manteve-se no marcador. 

Bah foi abalroado na grande área, mas Di María desperdiçou penálti

Junior Pius acertou em cheio na cara do lateral dinamarquês.

Notícias ao Minuto | 18:38 - 29/03/2024

O craque argentino tentou redimir-se logo de seguida, com um canto direto, mas o empate seria mesmo o resultado até ao final dos primeiros 45 minutos na Luz. 

A segunda parte manteve-se na mesma toada e com a equipa da casa a sentir dificuldades em penetrar no último terço do terreno. A falta de inspiração dos homens da frente era evidente, mas um novo penálti, aos 60 minutos, abria uma janela de oportunidade para o Benfica. 

Desta feita, e depois de Di María falhar na primeira parte, foi Arthur Cabral quem avançou para a marca do castigo máximo. Ainda assim, o desfecho foi o mesmo: bola para o lado esquerdo da baliza e Hugo Souza a defender. 

Hélder Malheiro acabaria, no entanto, por mandar repetir o penálti, por entender que os homens do Chaves invadiram a grande área ainda antes do avançado brasileiro rematar, mas Hugo Souza negou, uma vez mais, o golo por intermédio de uma grande penalidade. 

Arthur Cabral falha penálti, árbitro manda repetir e... falha outra vez

Hugo Souza levou a melhor frente ao compatriota.

Notícias ao Minuto | 19:51 - 29/03/2024

Ainda assim, a euforia do guardião do Chaves, que festejou na direção das bancadas, depressa deu lugar à desilusão. Apenas dois minutos depois, João Neves (68') deu um pequeno toque de cabeça na bola e desfez o nulo, na sequência de um livre indireto, fazendo a Luz respirar de alívio. 

O Benfica ficou mais confortável estando em vantagem e depressa Roger Schmidt começou a mexer na equipa. Marcos Leonardo entrou para o lugar de Cabral, para depois João Mário e Kokçu renderem Di María e David Neres. 

No entanto foi o Chaves quem esteve perto do golo aos 82 minutos, altura em que o recém-entrado Jô Batista ficou a escassos centímetros de despejar um autêntico balde de água fria, atirando de cabeça por cima da barra da baliza de Trubin. 

Apesar do susto, o Benfica conseguiu mesmo agarrar-se com unhas e dentes à vitória tangencial e aplicou a quinta derrota consecutiva ao Chaves, que continua afundado no último lugar da tabela classificativa. 

Feitas as contas, o Benfica contabiliza 67 pontos ao cabo de 27 jogos, com mais dois pontos do que o Sporting, que disputa esta noite a presente ronda e que ainda tem um jogo, contra o Famalicão, em atraso. 

Por seu turno, o Desportivo Chaves pode ver a sua situação agravar-se ainda mais. Com 19 pontos os flavienses podem ver os rivais Vizela, Portimonense e Rio Ave distanciarem-se caso pontuem nos respetivos jogos. 

Momento do jogo: O golo de João Neves, logo após o segundo (!) penálti falhado por Arthur Cabral deu ao Benfica a tranquilidade necessária. 

Equipas iniciais 

ONZE DO BENFICA: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, David Neres, Rafa Silva e Arthur Cabral

ONZE DO DESPORTIVO DE CHAVES: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Junior Pius, Rúben Ribeiro, Dário Essugo, Ricardo Guima, Benny, Carraça, Raphael Guzzo e Héctor Hernández

Antevisão

O Benfica recebe, esta sexta-feira, o Desportivo de Chaves em jogo da 27.ª jornada da I Liga, antes de entrar numa série de dois dérbis... consecutivos. As águias entram em campo ainda antes do rival Sporting, que está na liderança do campeonato, e pela frente terá o atual último classificado. 

Quer isto dizer que tanto Benfica como Chaves precisam de pontuar, para continuarem vivos nas respetivas lutas, sendo que a margem de erro de ambos é quase nula. 

O pontapé de saída está agendado as 18h00 e Hélder Malheiro é o árbitro nomeado para ajuizar a partida no Estádio da Luz. 

Leia Também: "Kokçu? O filho comete algum erro e o pai está para lhe dar a mão"

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

desporto Arábia Saudita Há 12 Horas

Cristiano Ronaldo não esquece origens e teve este gesto com compatriota

desporto I Liga Há 1 Hora

'Super Gyokeres' salva Sporting no primeiro dia do novo FC Porto

fama André Villas-Boas Há 12 Horas

Conheça Joana Villas-Boas, a mulher do novo líder do FC Porto

fama Infanta Sofia Há 10 Horas

Sofia de Espanha faz 17 anos. Recorde 17 fotos da infância da infanta

lifestyle Saúde Há 15 Horas

Dicas para lidar (melhor) com a Síndrome do Intestino Irritável

pais Évora Há 11 Horas

Homem morre após se sentir mal durante viagem de balão no Alqueva

fama Era uma Vez na Quinta Há 15 Horas

Com muitas lágrimas, 'Era Uma Vez na Quinta' despede-se de concorrente

desporto FC Porto Há 21 Horas

Os números 'esmagadores' da vitória de Villas-Boas sobre Pinto da Costa

pais Aveiro Há 9 Horas

Atleta morre na maratona de Aveiro após paragem cardiorrespiratória