DGS apela a que não se especule antes de saber causas da morte de criança

A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que é preciso "esperar o tempo próprio" para quem está a investigar as causas da morte da criança que morreu no Hospital Santa Maria, em Lisboa, poder chegar a uma conclusão.

© Lusa

País DGS 20/01/22 POR Lusa

"Qualquer coisa que se diga é prematuro", adiantou Graça Freitas, em declarações à agência Lusa sobre a morte no domingo de um menino de seis anos com teste positivo para SARS-CoV-2, um dia depois de ter dado entrada no hospital com um quadro de paragem cardiorrespiratória.

PUB

A diretora-geral da Saúde deixou três mensagens sobre este caso: "Solidariedade e respeito para com a família, não fazer comentários sem saber as conclusões das investigações e deixar uma palavra de serenidade para a vacinação".

Graça Freitas frisou que apenas vai dizer "três coisas" sobre este caso.

"A primeira de um respeito profundo e de um lamento profundo e de uma solidariedade profunda para com os pais e acho que esse respeito tem que se manter".

A segunda é que "não se deve tirar conclusões sem saber o que de facto aconteceu", disse, sublinhando que é preciso esperar: "não há nada a fazer".

Por último, Graça Freitas quis deixar "uma palavra de serenidade para os pais e para todas as pessoas que, neste momento, estão a receber vacinas", apelando para continuarem a aderir ao processo de vacinação contra a covid-19.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou na segunda-feira que um menino de seis anos com teste positivo para SARS-CoV-2 morreu no domingo no Hospital Santa Maria e que as causas da morte estão a ser analisadas.

O centro hospitalar afirmou, em comunicado, que a criança deu entrada no Hospital de Santa Maria no sábado com "um quadro de paragem cardiorrespiratória".

"A criança tinha a primeira dose da vacina contra a covid-19, tendo o CHULN notificado o caso ao Infarmed e à Direção-Geral da Saúde" (DGS), refere o comunicado.

A Autoridade Nacional do Medicamento confirmou também na segunda-feira ter recebido uma notificação de suspeita de reação adversa relacionada com esta morte.

"Confirmamos que recebemos a notificação de suspeita de reação adversa no decorrer do dia de hoje e que a mesma se encontra a ser tratada pelo Infarmed em conjunto com a Unidade Regional de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém", adiantou a Autoridade Nacional do Medicamento à agência Lusa.

Segundo o regulador nacional, estão a ser recolhidos "dados adicionais por parte do notificador para análise e avaliação da imputação de causalidade, uma vez que, não sendo a aparente relação temporal o único determinante na avaliação da causalidade, é necessário proceder à recolha de toda a informação clínica".

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou a abertura de inquérito, que corre no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Leia Também: Autópsia à criança que morreu com Covid concluída, mas faltam mais exames

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 19 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 14 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 16 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 17 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

pais IPMA Há 7 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

lifestyle Plantas Há 16 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Signos Há 12 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

mundo Guerra na Ucrânia Há 13 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

lifestyle Cabelo Há 9 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo