Queda de granizo e trovoada seca causam prejuízos a produtores

A queda de granizo e a ocorrência de trovoada seca em várias zonas do interior norte do país estão a preocupar agricultores e produtores, indicaram hoje associações do setor, que pedem apoio ao Governo.

© iStock

País Interior Norte 12/07/20 POR Lusa

Em causa estão vários tipos de cultivo, desde fruta, olival, vinha, amêndoa e castanha, entre outros. Além da trovoada seca ocorrida na tarde e na noite de sábado, foi registada a queda de granizo, principalmente de quarta para quinta-feira - veja aqui os vídeos.

PUB

Em declarações à agência Lusa, hoje à tarde, o presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), Francisco Pavão, apontou para prejuízos "na superiores aos 70%", enquanto Filipe Pereira, da Associação Regional dos Agricultores das Terras de Montenegro (ARATM), descreveu "prejuízos de 40% a 80%, dependendo do cultivo em causa".

"A queda de granizo aconteceu durante alguns minutos e foi muito localizada, mas o suficiente para preocupar muito o setor. Não bastava a pandemia [da covid-19] e muitos produtores terem o produto em casa sem o conseguirem escoar, e agora também as condições climatéricas estão a causar prejuízos avultados", disse Francisco Pavão.

O presidente da APPITAD fala mesmo "em estado de calamidade", lembrando que também a trovoada seca de sábado - que motivou, aliás, um alerta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) -- "poderá acarretar enormes consequências".

"Já estamos a fazer o levantamento pormenorizado juntamente com a Direção Regional de Agricultura e os municípios. O importante é repor o capital produtivo. Estes fenómenos [climatéricos] vão acontecer cada vez mais e o setor tem de estar preparado e ser apoiado", defendeu Francisco Pavão.

O responsável apelou ao Governo para que apoie e intervenha numa futura revisão do sistema de seguros, adiantando que por estes serem "muito caros" a "grande maioria dos produtores não recorre aos mesmos".

"É importante que o Estado perceba que estes produtores precisam de ser ajudados", concluiu o presidente de uma organização que atualmente representa cerca de 1.200 associados na região conhecida como Terra Quente Transmontana.

Os prejuízos relatados por Francisco Pavão referem-se, entre outras localizações, a produções dos concelhos de Mirandela, no distrito de Bragança, e Valpaços, no distrito de Vila Real. Sobre este município, Filipe Pereira descreveu à Lusa existirem "situações aflitivas" em produções das freguesias de Curros, Silva, Cabanas, Santa Maria de Émeres, Rendufe e Carrazedo de Montenegro.

"Este ano os agricultores estão a passar por enormes dificuldades. Não conseguem vender e enfrentam situações muito complicadas. A intervenção das autoridades governamentais é fundamental", pediu o dirigente da ARATM.

Filipe Pereira contou que "engenheiros do Ministério da Agricultura já visitaram na última semana" o território, aproveitando para apelar a "soluções rápidas" porque em causa está, frisou, a "subsistência de muitas pessoas".

No sábado a ANEPC emitiu um aviso à população devido às informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) onde se referia a possibilidade da existência de trovoadas secas.

A ANEPC também alertou para o risco de incêndio rural associado à ocorrência de aguaceiros e trovoada seca prevista com maior probabilidade nas regiões do interior norte e centro e Alto Alentejo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalho e impostos (des)complicados Há 15 Horas

Um dos herdeiros não sai da casa e está a impedir partilhas. O que fazer?

auto Clássicos Há 14 Horas

Coleção de carros foi encontrada ao abandono numa pecuária em Portugal

cultura Eurovisão Há 13 Horas

Eurovisão revela ordem de atuações na final. Veja o lugar de Portugal

economia combustíveis Há 12 Horas

Já há previsões para os combustíveis. Eis o que vai acontecer aos preços

pais Armando Vara Há 13 Horas

Supremo aumenta pena de prisão de Armando Vara para cinco anos e meio

economia Segurança Social Há 16 Horas

Houve ou não orientações? Há novos detalhes sobre os acertos das pensões

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Dicas simples para comer menos açúcar (e perder a gordura abdominal)

desporto Análise Há 13 Horas

Rivalidade sem fim. Quantos golos separam Cristiano Ronaldo e Messi?

lifestyle Signos Há 5 Horas

O melhor é manter-se longe destes três signos durante o mês de maio

pais Euromilhões Há 2 Horas

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões... e 'jackpot' volta a subir