Covid-19: Brasil ultrapassa as 200 vítimas mortais

País sul-americano regista ainda mais de 5.700 casos infetados com o novo coronavírus.

© REUTERS/Rafael Marchante

Mundo Coronavírus 31/03/20 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério da Saúde do Brasil divulgou, nesta terça-feira, que o número de vítimas mortais pelo novo coronavírus teve o maior salto diário e subiu para 201. Ao todo foram 42 óbitos confirmados nas últimas 24 horas.

PUB

Segundo o executivo brasileiro, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, os casos confirmados do novo coronavírus no país chegaram aos 5.717, mais 1.138 que os 4.579 de segunda-feira. 

Foi batido um novo recorde no número de casos diagnosticados em apenas um dia (1.138), desde o início da pandemia no Brasil, que até agora tinha sido de 502 infetados em 24 horas.

A taxa de mortalidade da covid-19 no Brasil é de cerca de 3,5%, de momento.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Ministério da Saúde, aumentou para 18 o número de unidades federativas do Brasil a registarem óbitos devido ao novo coronavírus: Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Assim, todas as regiões do Brasil têm mortes confirmadas pela covid-19.

O sudeste continua a ser a região mais afetada pela pandemia, sendo São Paulo o epicentro. São 3.406 casos na região mais populosa do país. Apenas o estado de São Paulo registou 2.339 novos casos confirmados, contanto também com 136 vítimas mortais. Segue-se o Rio de Janeiro com 23 óbitos e 708 infetados e o Ceará que, até ao momento, contabilizou sete vítimas mortais e 390 casos positivos da covid-19. Minas Gerais conta com 275 novos casos e Espírito Santo com 84. O sudeste concentra 60% de todos os casos do país.

Numa conferência de imprensa interministerial, feita na tarde de hoje, o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, informou que as medidas tomadas pelo executivo para reduzir o impacto da crise do novo coronavírus já equivalem a 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Nós já chegámos a 2,6% do PIB neste 'orçamento de guerra', que eu chamo de medidas de emergência. Já tínhamos um défice estrutural de 2,6% e estamos em 5,2% global. Vamos continuar a subir, porque a instrução do Presidente foi clara: não vai ficar nenhum brasileiro para trás", afirmou o ministro.

O Congresso brasileiro aprovou um subsídio mensal oferecido a trabalhadores independentes e informais - sem contrato de trabalho - atingidos pela crise do novo coronavírus, no valor de 600 reais (104 euros). Contudo, até ao momento, Jair Bolsonaro ainda não sancionou o projeto de lei, que precisa da sua aprovação para entrar em vigor.

Segundo Paulo Guedes, que assegurou que a aprovação ocorrerá a qualquer momento, o auxílio de 600 reais cedidos pelo Brasil é equivalente aos 1.200 dólares (1.087 euros) concedidos pelo Governo norte-americano.

"Estamos a gastar bem mais do que qualquer país da América Latina. Do ponto de vista do apoio que estamos a dar, com essa renda básica de 600 reais, comparada aos nossos rendimentos 'per capita' é igual à ajuda que os americanos estão a dar, de 1.200 dólares", disse o governante.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu o isolamento de presos como medida de prevenção da pandemia do novo coronavírus.

"Há um ambiente de relativa segurança para o sistema prisional em relação ao coronavírus pela própria condição dos presos de estarem isolados da sociedade", afirmou Moro.

Em relação à possível libertação de presos que fazem parte de grupos de risco e em regime semiaberto - que lhes permite trabalhar durante o dia e os obriga a dormir na prisão -, Sergio Moro afirmou que essa opção deve ser "ponderada", acrescentando ser necessário "ter cuidado é com a libertação de prisioneiros que possam oferecer risco à população, como o crime organizado".

O sistema penitenciário brasileiro, considerado um dos piores do mundo, tem um défice de cerca de 350.000 vagas, o que há anos agrava a superlotação nas prisões.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 10 Horas

Três signos que adoram a sua independência

economia Seg. Social Há 17 Horas

Quase quatro em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo

lifestyle Emagrecimento Há 9 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Saúde Há 17 Horas

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Saiba a que horas deve tomar o primeiro café do dia

fama Cristiano Ronaldo Há 14 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

fama Rita Ferro Rodrigues Há 17 Horas

Rita Ferro Rodrigues explica os motivos que a fizeram deixar a SIC

fama Príncipe Louis Há 13 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

mundo Rússia Há 10 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

economia condomínio Há 18 Horas

Afinal, é ou não possível vender o lugar de garagem?