Covid-19: Itália soma 12.428 mortes, infeções diárias continuam a descer

Número de vítimas mortais em Itália por causa da Covid-19 registou um aumento de 7,2% esta terça-feira, face ao dia anterior, com mais 837 mortos nas últimas 24 horas.

© REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Mundo Covid-19 31/03/20 POR Anabela Sousa Dantas

A agência de Protecção Civil italiana dá conta, esta terça-feira, de mais 837 mortes nas últimas 24 horas, elevando-se o número total de mortos para os 12.428. O número de vítimas mortais regista uma ligeira subida, em termos absolutos (ontem foi de 812), mas em termos de variação desce: ontem o crescimento foi de 7,5% e hoje é de 7,2% - o número mais baixo em semanas.

PUB

Embora a comparação dia a dia possa mostrar subidas ligeiras, importa referir que os números têm seguido uma tendência de descida, algo positivo, mesmo tendo em conta os avassaladores números de vítimas.

Um outro sinal positivo está no número de casos de infeção confirmados, desde 20 de fevereiro, que esta quarta-feira sobem 4.053 (3,9%) para 105.792, dos quais 77.635 são casos ativos (+2.107). É o quarto dia consecutivo em que esta percentagem desce (no dia 27 esta percentagem era de 11%).

Mais 1.109 pessoas ficaram recuperadas, elevando-se este número para 15.729, e 42 passaram para cuidados intensivos (também uma baixa recorde), que agora conta com 4.023 doentes.

Conforme pode ver pelo mapa abaixo, a região mais afetada pelo surto viral é Lombardia, situada no norte do país, onde os serviços de saúde estão sobrecarregados. A maioria das mortes - 7.199 - ocorreu naquela região.

Mapa referente ao dia 31 de março, com número de vítimas por região.© Proteção Civil Itália

O presidente do Instituto Superior de Saúde (ISS), Silvio Brusaferro, disse, em conferência de imprensa, que Itália "atingiu o pico", mas um pico "do qual devemos descer", indicou, sublinhando que não devem ser aliviadas as medidas de confinamento. Foi ontem anunciado que o confinamento imposto aos seus 60 milhões de habitantes se vai prolongar, pelo menos até à Páscoa, apesar do registo de sinais positivos no combate à pandemia.

A Itália é país do mundo com mais mortes registadas por causa da Covid-19, tendo ultrapassado a China (3.300 mortos) no passado dia 19 de março. Seguem-se a Espanha, que soma já mais de 8 mil mortos, e os Estados Unidos, com mais de 3.000.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Herman José Há 18 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

pais IPMA Há 17 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

lifestyle Peso Há 8 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Nuno Homem de Sá Há 23 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"

fama William e Kate Middleton Há 3 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

pais 50 Anos/25 Abril Há 17 Horas

Queria ir e foi. 'Celeste dos Cravos' desfilou na Avenida (e há imagens)

fama Dânia Neto Há 7 Horas

As fotos da lua de mel de Dânia Neto na Tailândia

fama Realeza britânica Há 21 Horas

Estes são os membros menos populares da família real britânica

mundo Guerra na Ucrânia Há 3 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

pais Criptomoedas Há 8 Horas

Fundador de site de criptomoedas detido em Lisboa por branquear fortunas