Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Políticos italianos pedem ajuda à Alemanha e recordam II Guerra Mundial

Grupo encabeçado pelo eurodeputado Carlo Calenda aponta o dedo aos Países Baixos na questão das 'Coronabonds'.

Políticos italianos pedem ajuda à Alemanha e recordam II Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

12:48 - 31/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um grupo de 12 responsáveis políticos italianos, encabeçado pelo eurodeputado Carlo Calenda, comprou uma página inteira na edição desta terças-feira do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, onde publicaram uma carta aberta dirigida ao governo alemão.

Na missiva dirigida aos "caros amigos alemães", este grupo apela ao governo liderado por Angela Merkel que apoie a criação de um instrumento financeiro capaz de emitir dívida europeia como forma de combater a pandemia de Covid-19.

O conjunto aponta o dedo aos Países Baixos, que "lideram um grupo de países que se opõem" às já chamadas "Coronabonds", e que tem beneficiado de um "regime financeiro facilitado" para "subtrair recursos financeiros aos grandes países europeus durante anos".

"A atitude dos Países Baixos é, a todos os níveis, um exemplo de falta de ética e solidariedade. Solidariedade que muitos países europeus têm vindo a demonstrar após a guerra e até à reunificação", acrescenta.

Aproveitando a 'deixa', os políticos italianos recordam o que se sucedeu após a II Guerra Mundial: "A dívida da Alemanha após 1945 era de 29,7 milhões de marcos na altura. A Alemanha nunca a conseguiria pagar na totalidade. Em 1953, em Londres, 21 países (incluindo França, Itália, Espanha e Bélgica), permitiram à Alemanha reduzir a dívida e diluir o pagamento restante".

"Daquela decisão de Itália, continuamos convictos e orgulhosos. Repetimos: neste caso, com as 'Eurobonds' dedicadas ao coronavírus, não serão canceladas ou mutualizadas as dívidas anteriores. Caros amigos alemães, a memória ajuda a tomar as decisões justas", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório