Novo filme de Roman Polanski estreia-se em Portugal em 30 de janeiro

O novo filme do realizador Roman Polanski, 'J'Accuse -- O Oficial e o Espião', que venceu o Grande Prémio do Júri do festival de cinema de Veneza deste ano, estreia-se nas salas portuguesas de cinema em 30 de janeiro.

© Reuters

Cultura Roman Polanski 13/12/19 POR Lusa

De acordo com a distribuidora Midas Filmes, num comunicado hoje divulgado, 'J'Accuse - O Oficial e o Espião' irá estrear-se em Portugal "a 30 de janeiro em 30 cinemas de todo o país".

PUB

O filme, uma adaptação do romance "O Oficial e o Espião", de Robert Harris, retrata o caso Dreyfus - um escândalo político que dividiu a França entre 1894-1906 - do ponto de vista do tenente-coronel Georges Picquart, interpretado por Jean Dujardin.

As primeiras críticas a 'J'Accuse', que teve estreia mundial em setembro na 76.ª edição do festival de cinema de Veneza, elogiaram bastante as qualidades cinematográficas do filme: O jornal francês Le Figaro destacou o "ousado" Jean Dujardin, o jornal britânico The Guardian descreveu o filme como "bonito e envolvente" e a revista norte-americana Variety considerou a montagem "magnífica".

Para o The Hollywood Reporter, por outro lado, a longa-metragem, apesar de "meticulosa", "carece de emoção", enquanto vários críticos expressaram reservas sobre o paralelismo que Roman Polanski traça entre a história, a sua vida e o caso.

"Pode o polémico cineasta traçar paralelos entre a sua situação pessoal e este sólido relato do caso Dreyfus?", questionou o The Guardian.

Também para a Variety "falta algo no filme, talvez porque o realizador pense que é sobre ele", com o jornal a descrever como "obsceno" o paralelo traçado por Roman Polanski entre a sua situação e a história de Dreyfus, "um homem inocente".

Em 1977, o cineasta reconheceu ter tido relações sexuais com Samantha Geimer, então com 13 anos. Em 2010, a atriz britânica Charlotte Lewis declarou que o realizador a tinha forçado a ter uma relação sexual quando ela tinha 16 anos.

Em 2017, o realizador foi acusado por duas outras mulheres: uma identificada como 'Robin' alega ter sido vítima de agressão sexual aos 16 anos, em 1973; Renate Langer assegura ter sido violada por Polanski quando tinha 15 anos.

Entretanto, num depoimento publicado em novembro no jornal Le Parisien, Valentine Monnier, fotógrafa, ex-modelo e que também participou em alguns filmes nos anos de 1980, acusa Roman Polanski de a ter agredido e violado em 1975.

A jovem tinha na altura 18 anos e estava hospedada no chalé de Polanski em Gstaad, na Suíça.

O realizador contestou "com a maior firmeza" a acusação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 18 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 13 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 15 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 16 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

pais IPMA Há 7 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

lifestyle Plantas Há 15 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Signos Há 12 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

mundo Guerra na Ucrânia Há 13 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

lifestyle Cabelo Há 9 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo