May culpa colapso das negociações nas divergências dos Trabalhistas

A primeira-ministra britânica, Theresa May, responsabilizou divergências no seio do partido Trabalhista para realização de um novo referendo sobre o Brexit para justificar o colapso das negociações entre governo e oposição para sair do impasse.

© Reuters

Mundo Brexit 17/05/19 POR Lusa

"Houve áreas em que conseguimos encontrar terreno comum, mas outras onde foi mais difícil. Em particular não conseguimos ultrapassar o facto de não existir uma posição unificada no partido Trabalhista sobre se querem concretizar o Brexit ou realizar um referendo que possa inverter [o resultado do referendo de 2016]", afirmou May hoje em Bristol, durante uma ação de campanha para as eleições europeias de quinta-feira.

PUB

O fim das negociações com o governo para chegar a um entendimento sobre o Brexit, que se prolongaram durante seis semanas, foi hoje declarado pelo líder do 'Labour', Jeremy Corbyn, alegando que foram "tão longe quanto possível".

Numa carta aberta à primeira-ministra, Corbyn alegou que "a posição do governo tornou-se cada vez mais instável e a autoridade enfraquecida" pelo facto de o partido Conservador estar a preparar-se para escolher um novo líder, o que põe em causa a "capacidade do governo cumprir qualquer acordo de compromisso".

O processo da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) deverá voltar ao parlamento no início de junho, quando o governo pretende submeter a proposta de lei de aplicação do Brexit.

O texto legislativo estabelece os termos de saída do Reino Unido da UE que estão no Acordo de Saída pelo governo com Bruxelas e que foi chumbado três vezes pela Câmara dos Comuns.

O governo pretende aprovar a lei, necessária para ratificar a saída, antes de o parlamento britânico suspender os trabalhos para férias em julho, para garantir que o país sai da UE antes do prazo de 31 de outubro estabelecido pelo Conselho Europeu.

Porém, tanto eurocéticos como opositores ao Brexit, bem como o partido Trabalhista, já declararam que vão votar de novo contra, o que limita as possibilidades de o diploma passar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 18 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 13 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 15 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 16 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

pais IPMA Há 7 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

lifestyle Plantas Há 15 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Signos Há 12 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

mundo Guerra na Ucrânia Há 13 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

lifestyle Cabelo Há 9 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo