Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Joacine esclarece abstenção com "dificuldade de comunicação" com o Livre

A deputada única do Livre justificou a decisão com a "dificuldade de comunicação" com a atual direção do partido.

Joacine esclarece abstenção com "dificuldade de comunicação" com o Livre
Notícias ao Minuto

19:10 - 23/11/19 por Sara Gouveia

Política Livre

Joacine Katar Moreira disse na tarde deste sábado ter sido surpreendida pelo comunicado da direcção do Livre e, já no final do dia, justificou a sua abstenção no voto de condenação pela "nova agressão israelita a Gaza", apresentado pelo PCP, referindo que "não se deveu a uma falta de consciência ou descaso desta grave situação, mas à dificuldade de comunicação" entre a própria e a atual direção do Livre, da qual é "parte integrante".

Numa nota partilhada nas redes sociais a deputada do Livre diz que "foram três dias de contacto infrutífero para saber dos posicionamentos da direcção relativos ao sentido de voto das propostas que nos chegaram, onde esta constava".

"Assumo total responsabilidade pelo voto e devo dizer que, apesar de a abstenção não constituir um voto a favor ou um voto contra, ela não representou aquilo que tem sido desde sempre a minha posição pública sobre esta temática. Votei contra a direção de mim mesma", pode ler-se ainda no comunicado.

Joacine Katar Moreira saúda ainda "todas as entidades e todos partidos que apoiam a causa palestiniana" e pede "desculpa a todas as pessoas palestinianas e todas as outras que se sentiram lesadas e defraudadas" com a abstenção de sexta-feira.

Já este sábado o Livre tinha manifestado preocupação com a abstenção da deputada  na condenação pela "nova agressão israelita a Gaza", classificando o voto como estando "em contrassenso" com o programa e as posições do partido.

Recorde-se que na passada sexta-feira, em plenário da Assembleia da República, foi aprovado um voto apresentado pelo PCP de "condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas", com os votos contra de PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal e com a abstenção do deputado socialista Ascenso Simões. Mas foi a abstenção da deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, que deu que falar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório