Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento condena agressão israelita a Gaza e desflorestação da Amazónia

Os votos de condenação foram apresentados por PCP e PAN, respetivamente, na sessão plenária.

Parlamento condena agressão israelita a Gaza e desflorestação da Amazónia
Notícias ao Minuto

13:20 - 22/11/19 por Lusa

Política Parlamento

O parlamento aprovou hoje votos de condenação pela "nova agressão israelita a Gaza" e pelo "aumento da taxa de desflorestação da Amazónia", apresentados por PCP e PAN, respetivamente, na sessão plenária.

Além da "nova agressão israelita a Gaza", o texto dos comunistas condenava ainda a "declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas" e teve votos contra de PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal, bem como a abstenção de Livre e do deputado socialista Ascenso Simões.

"No dia 12 de novembro, Israel lançou mais uma ofensiva sobre a Faixa de Gaza. Em 2 dias, foram mortas 34 pessoas, entre as quais 8 crianças, e mais de 100 ficaram feridas, incluindo 46 crianças", lamentava o documento.

O voto do PAN, além de lastimar o "aumento da taxa de desflorestação da Amazónia", criticava a "ausência de políticas de proteção e preservação da natureza" e teve votos favoráveis de todas as bancadas à exceção de PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal, que se abstiveram.

Foi ainda aprovado um voto de louvor apresentado pelo Chega pelos elogios públicos do filósofo, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin a Portugal e à Lusofonia.

O intelectual gaulês afirmou que "a Lusofonia tem um papel importante a desempenhar" e que Portugal é "um país extraordinário, que é atlântico e mediterrâneo ao mesmo tempo, ibérico e com ligação ao resto do planeta, com uma vitalidade e convivialidade e cordialidade extraordinária" e com uma "literatura admirável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório