Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

“Creio que é altura de o parlamento britânico fazer a sua parte"

O primeiro-ministro português falou, aos jornalistas, à saída do Conselho Europeu para saudar o acordo para o Brexit com a União Europeia e fez um apelo ao parlamento britânico para que,"desta vez, possa aprová-lo".

“Creio que é altura de o parlamento britânico fazer a sua parte"
Notícias ao Minuto

18:17 - 17/10/19 por Melissa Lopes

País Brexit

"No essencial, o acordo mantém aquilo que era fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos, em particular os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido e dos cidadãos britânicos residentes em Portugal", disse António Costa à saída do Conselho Europeu, onde os 27 Estados-membros aprovaram esta quinta-feira o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). 

O primeiro-ministro sublinhou tratar-se de "um acordo que contribui para a consolidação da paz na ilha da Irlanda e permitir que haja uma fronteira aberta entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, simultaneamente mantendo a integridade do mercado interno e a integridade do Reino Unido".

Em suma, resumiu Costa: "Foi muito positivo que se tenha chegado a este acordo e o apelo que faço é que o Parlamento britânico possa, desta vez, aprovar o acordo".

O governante português fez questão de lembrar os esforços da União Europeia, ao longo dos últimos quatro anos, para um acordo de saída, colocando a pressão do lado do Reino Unido: "Gostaria de recordar que só nos últimos quatro anos, a UE negociou um acordo com Cameron, que tinha em vista permitir uma vitória do remain no referendo, negociamos um acordo de saída com Theresa May, fizemos uma declaração complementar a esse acordo, e agora aprovámos este acordo com Boris Johnson".

"Creio que desta vez é altura de o parlamento britânico fazer a sua parte", rematou. 

O acordo agora alcançado com a União Europeia será discutido no parlamento britânico no próximo sábado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório