Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º
Vozes ao Minuto

Vozes ao Minuto

Vozes com opinião. Todos os dias.

"Só se acontecer algo de muito mau é que o Benfica não é campeão"

Apesar de estar longe dos relvados, Fábio Faria continua atento ao futebol português. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador de Benfica e Rio Ave fala ainda de Gil Dias, jogador que pode ser reforço dos encarnados na próxima temporada.

"Só se acontecer algo de muito mau é que o Benfica não é campeão"
Notícias ao Minuto

12/05/17 por Francisco Amaral Santos c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Fábio Faria

Fábio Faria acredita que o "estofo de campeão" tem sido o ponto de distinção entre Benfica e FC Porto. Apesar de estar longe dos relvados por motivos de saúde, o antigo jogador encarnado e do Rio Ave, revela-se muito atento à atualidade desportiva em Portugal.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Fábio Faria acredita que o Benfica muito dificilmente não irá conquistar a presente edição da I Liga e que "só algo muito mau" pode impedir isso.

Leia a primeira parte da entrevista, onde Fábio Faria fala sobre o mau momento que passou após deixar o futebol aos 23 anos.

Continua a acompanhar de perto o mundo do futebol?

Estou sempre a acompanhar, tenho 28 anos, os meus colegas ainda jogam todos e a maior parte deles está nos clubes grandes. Obviamente que troco mensagens com eles e quero o sucesso deles. Estou sempre atento ao que se passa no mundo do futebol.

De certeza que não deixou de assistir ao jogo entre Rio Ave e Benfica…

Claro que sim, são dois clubes que ficarão marcados para sempre na minha curta carreira. O clube da minha terra, que é o Rio Ave, que apostou em mim na formação, e o Benfica, que é clube do meu coração e onde consegui chegar. Obviamente que tinha de assistir ao jogo. O Benfica ganhou, mas o Rio Ave também mostrou que é uma grande equipa e espero que consiga chegar à Liga Europa.

Acha que os encarnados ficam agora à porta do título? Tendo em conta também o empate do FC Porto na Madeira frente ao Marítimo

A cinco pontos e a duas jornadas do fim, só se acontecer algo de muito mau é que o Benfica não consegue ser campeão. Acredito a 99% que está garantido o título.

E o Rio Ave pode conseguir um lugar de acesso à Liga Europa? O Marítimo também está a fazer uma boa campanha 

Está complicado. Eu não sei com quem é que o Marítimo vai jogar estes últimos dois jogos, mas são seis pontos em disputa e são três pontos que os separam. Vai ser complicado, mas eu acredito. O Rio Ave pratica um bom futebol, pode ganhar os dois jogos. Agora não sei em relação ao Marítimo. Acho que é muito difícil. Mas ficarei triste [caso o Rio Ave não consiga], porque é um clube que está a crescer muito e que merecia ir à Liga Europa.

Tem-se falado num alegado interesse do Benfica em Gil Dias, jogador do Rio Ave. Considera que seria um bom reforço?

O Gil tem qualidades. No início não começou tão bem mas depois tornou-se numa mais valia para o Rio Ave. É um miúdo com muita qualidade e de apenas 20 anos. Se não tivesse valor, não tinha ido para o Monaco. É um jogador que está a evoluir e que está a fazer uma boa ponta final de campeonato. Se for para o Benfica, para o meio de aqueles craques todos, acho que consegue evoluir mais e que daqui para a frente pode ser bom para o futuro do Benfica.

O FC Porto não teve estofo de campeão

E que análise faz à época do FC Porto? O Fábio passou lá durante a formação…

Sim, joguei lá durante três anos… O FC Porto é uma equipa muito consistente e que defende muito bem, sofre poucos golos. Só que na frente faltou um homem, apesar do Soares na segunda volta, quando chegou, ter começado a fazer golos. Tem tudo para ser um craque, mas na finalização facilitou um bocadinho e acho que, nos momentos certos, o FC Porto não teve estofo de campeão, como se costuma dizer. Quando podia passar para a frente ou ficar mais perto do Benfica, não conseguiu e, quando assim é, tornar-se tudo mais difícil.

Acredita que, a concretizar-se, o título do Benfica se deve a alguma incapacidade do FC Porto em aproveitar os deslizes do rival?

Sim, o Benfica teve sorte na altura em que empatou com o Paços e o FC Porto poderia passar para a frente. Não o conseguiu depois, no jogo com o V. Setúba,l e mostrou que o Benfica tinha tudo para conseguir manter a liderança. É normal, o Benfica já tem estofo nas alturas certas porque é campeão há três anos consecutivos. E também com um pouquinho de sorte.

Chegou a cruzar-se com Rui Vitória no Paços de Ferreira. Com que impressão ficou?

Foi muito rápido na altura, quando estava no Benfica e fui para o Paços, foi o Rui Vitória que queria muito que eu fosse para lá. Mas quando cheguei lá só tive uma semana como ele porque ele foi para o V. Guimarães. Convivi pouco com ele, mas pelo que os meus companheiros diziam, é um treinador muito próximo dos jogadores e que consegue lidar bem com cada jogador, acho que isso é importante para uma equipa. Tratar bem todos os jogadores, acho que isso é o mais importante no futebol.

Campo obrigatório