Lisboa, 31 jan - Um nova versão de "O Lago dos Cisnes", com coreografia de Fernando Duarte e um filme de Edgar Pêra, vai estrear-se a 14 de fevereiro, no Teatro Camões, em Lisboa, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).
De acordo com a programação da companhia, o espetáculo, baseado na coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, com música de Piotr Ilitch Tchaikovski, estará em palco até 03 de março.
A peça, com figurinos de José António Tenente, terá acompanhamento musical ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Cesário Costa.
A reconstrução coreográfica e a coreografia adicional é da responsabilidade de Fernando Duarte, bailarino principal e ensaiador da CNB.
Considerado um clássico da história da dança, o primeiro "O Lago dos Cisnes", drama em quatro atos com coreografia de Julius Reisinger, estreou-se em 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscovo, mas foi um fracasso pelas más interpretações da orquestra e dos bailarinos.
A segunda versão, com coreografia criada por Marius Petipa e Lev Ivanov, conjugando poética com técnica, estreou-se em 1895, em São Petersburgo, tornando-se a versão de referência em todo o mundo.
Em Portugal, uma versão de Armando Jorge, com cenários de Cruzeiro Seixas, estreou-se em 1986 e, em 2006, teve igualmente primeira apresentação, uma versão de Mehmet Balkan e António Lagarto.
De acordo com a CNB, o objetivo deste novo espetáculo é "reproduzir essa tradição coreográfica em toda a sua pureza de estilo, partilhando-a com as imagens e a dramaturgia do cineasta Edgar Pêra".
O realizador Edgar Pêra criou um filme que substitui a habitual cenografia em palco, segundo a companhia.
No dia 13 de fevereiro, às 21:00, será feito um ensaio geral solidário, em colaboração com a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais, a Associação NÓS e o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente.
Os espetáculos estão previstos para os dias 14, 15, 16, 22, 23 e 28 de fevereiro, às 21:00, nos dias 17 e 24 de fevereiro, às 16:00, e para escolas, a 21 de fevereiro, às 15:00.
Em março, o espetáculo será apresentado nos dias 01 e 02, às 21:00, e no dia 03, às 16:00.
AG. // MAG.
Noticias Ao Minuto/Lusa.