Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Ventura não se preocupa com as verdadeiras vítimas" dos abusos na Igreja

Pedro Filipe Soares apontou o dedo a uma publicação de André Ventura nas redes sociais, na qual o líder do Chega dizia que está a ser alvo de uma tentativa de "assassinato político".

"Ventura não se preocupa com as verdadeiras vítimas" dos abusos na Igreja
Notícias ao Minuto

15:59 - 25/03/23 por Notícias ao Minuto

Política Abusos na Igreja

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, criticou duramente, este sábado, o presidente do Chega, André Ventura, acusando-o de atacar as "verdadeiras vítimas" dos abusos sexuais na Igreja Católica, na sequência da sua reação à polémica que envolve o seu orientador espiritual, que é um dos padres afastado pelo Patriarcado de Lisboa.

Em causa está uma publicação de André Ventura no Twitter, na qual dizia que "uma aliança de forças" estava a "tentar o maior assassinato político de um líder partidário a que alguma vez se assistiu em Portugal"

Para Pedro Filipe Soares, o líder do Chega não está preocupado com "verdadeiras vítimas", mas "consigo".

"Perante o escândalo de abuso sexual de menores na igreja, perante a acusação ao seu mentor na instituição, Ventura não se preocupa com as verdadeiras vítimas. Preocupa-se consigo. Reage insinuando que é uma cabala contra si. Isso é um ataque às verdadeiras vítimas, as crianças", lê-se numa publicação divulgada pelo bloquista no Twitter. 

Recorde-se que foi o sacerdote - responsável pela Paróquia de São Nicolau e Santa Maria Madalena - que, numa nota dirigida aos fiéis, revelou que era - um dos padres que foi afastado pelo Patriarcado de Lisboa, no âmbito do escândalo de abusos sexuais na Igreja Católica. O responsável nega as acusações de que é alvo, pormenorizando a situação, e dizendo que a denúncia anónima não "fornece qualquer pista para levar a cabo uma investigação".

Na altura, André Ventura disse estar "chocado". "Fiquei chocado, como fico em todas estas circunstâncias. Fiquei chocado, particularmente. É sabido que o padre Mário Rui [me] é próximo, casou-me, esteve comigo enquanto eu era estudante universitário. É uma notícia que me choca bastante, e particularmente", afirmou, defendendo, no entanto, que "a justiça de tem de ser feita".

Leia Também: Chega e IL exigem medidas para incentivar jovens a ficar em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório