Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

2019 foi o "mais mortífero" na Colômbia para os ex-guerrilheiros das FARC

Em 2019 foram mortos na Colômbia 77 antigos combatentes das FARC, no ano "mais mortífero" para os ex-guerrilheiros desde a assinatura do acordo de paz de 2016, refere um relatório das Nações Unidas hoje divulgado.

2019 foi o "mais mortífero" na Colômbia para os ex-guerrilheiros das FARC
Notícias ao Minuto

21:32 - 31/12/19 por Lusa

Mundo ONU

Segundo a missão da ONU na Colômbia, em 2019 ocorreram 77 assassinatos de ex-combatentes da antiga guerrilha marxista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), contra 65 em 2018 e 31 em 2017.

"Até ao momento registamos um total de 173 mortes, às quais se juntam 14 desaparecidos e 29 tentativas de homicídio" desde a assinatura do acordo de paz em novembro de 2016 entre as FARC e o governo do ex-presidente Juan Manuel Santos, sublinha o relatório.

A missão das Nações Unidas, que supervisiona a aplicação do acordo, tem pressionado o Governo a adotar "as medidas mais eficazes para proteger a vida dos ex-combatentes", e quando "2019 foi o ano mais violento" contra os antigos guerrilheiros.

Segundo as autoridades colombianas, 80% dos ataques foram perpetrados por grupos armados ilegais e organizações criminais com ligações ao narcotráfico e a outras atividades ilegais.

"Dificuldades continuam a impedir o desmantelamento das estruturas na origem destas mortes porque apenas nove dos 67 suspeitos detidos são os instigadores", indica o relatório.

Em entrevista à rádio local Blu Radio, o Presidente colombiano, Ivan Duque, manifestou-se "preocupado" pela situação e indicou pretender "melhorar as ferramentas (...) de proteção" dos antigos combatentes.

A ONU também sublinha o aumento das violências contra defensores dos direitos humanos e dos dirigentes da sociedade civil. Após a assinatura do acordo de paz, 303 destes ativistas foram mortos, dos quais 86 em 2019, e onde se incluem 12 mulheres.

O relatório deve ser apresentado ao Conselho de Segurança da ONU pelo seu secretário-geral, António Guterres.

A dissolução da guerrilha das FARC, hoje um partido político, e o desarmamento de 7.000 combatentes diminuiu o nível de violência na Colômbia, mas grupos armados, incluindo com ligações à extrema-direita, continuam ativos em zonas recuadas do país, alimentadas principalmente pelos recursos extraídos do narcotráfico.

Os antigos guerrilheiros das FARC e os líderes comunitários são considerados geralmente um obstáculo para estas grupos criminais, que procuram controlar os territórios também para aumentar as culturas ilegais de coca destinadas ao fabrico de cocaína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório