Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vasco Cordeiro lamenta morte de Gustavo Moura e valoriza legado

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, manifestou hoje pesar pela morte do histórico diretor do Açoriano Oriental Gustavo Moura, acrescentando que este inspirou "várias gerações de jornalistas".

Vasco Cordeiro lamenta morte de Gustavo Moura e valoriza legado
Notícias ao Minuto

11:47 - 10/09/19 por Lusa

Última Hora Açores

Gustavo Moura, diz Vasco Cordeiro numa nota enviada à família e divulgada pelo seu gabinete, "foi um dos nomes maiores do jornalismo da região e um incansável e tenaz defensor do povo açoriano".

"Além de ter marcado e inspirado várias gerações de jornalistas, o senhor Gustavo Moura, ao longo da sua carreira, assumiu de forma desassombrada e combativa a defesa dos interesses dos Açores, interpretando, no seu tempo e no seu modo, o princípio da 'livre Administração dos Açores pelos açorianos'", refere o chefe do executivo açoriano.

Vasco Cordeiro lembra ainda que foi atribuída ao jornalista, em 2010, a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

"Endereço as mais sentidas condolências a toda a sua família, certo de que o legado deixado pelo senhor Gustavo Moura, desde logo, como jornalista, é fator de enriquecimento da nossa vida coletiva como povo e como região", acrescenta o governante.

Gustavo Moura tinha 85 anos e morreu na segunda-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

De janeiro de 1979 a junho de 2000, foi diretor do jornal Açoriano Oriental.

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou também já pesar pela morte de Gustavo Moura, um "decano dos jornalistas açorianos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório