Pequim, 23 set - A Sumol-Compal, considerada o maior fabricante português de bebidas não-alcoolicas, espera vender cerca de 10 milhões de embalagens de sumo por ano na China continental até 2015, indicou hoje à agência Lusa um quadro da empresa.
"Os nossos objetivos são mais elevados, mas a partir dos quinhentos contentores por ano, o mercado torna-se interessante", disse o responsável da Sumol-Compal para a Asia e Americas, Júlio Gomes. Um contentor tem 1.600 caixas de 12 embalagens.
Embora a empresa seja conhecida em Macau há uma década, só em 2008 começou a tentar implantar-se no resto da China, em particular em Xangai, Cantão, Pequim e outras grandes cidades.
"É um mercado muito atraente, devido à sua dimensão, e um mercado muito curioso em relação a tudo o que é estrangeiro, mas também difícil. A distribuição é um grande problema", realçou.
Segundo Júlio Gomes, o consumo anual de sumos na China ronda os 15 mil milhões de litros (13 litros per capita), e mais de 80 por cento das vendas são asseguradas por marcas locais, mais baratas que as importadas.
"Temos que ser muito persistentes e investir tempo para ganhar a confiança dos clientes. A primeira coisa é tentar perceber a cultura chinesa e, sem esquecer os nossos valores, tentar adaptar-nos à forma de funcionar dos chineses", acrescentou.