Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Eu no zoo". Há 13 anos foi publicado o primeiro vídeo do YouTube

Foi no dia 23 de abril de 2005 que um dos fundadores da plataforma publicou o primeiro vídeo.

"Eu no zoo". Há 13 anos foi publicado o primeiro vídeo do YouTube

Tem apenas 18 segundos mas o vídeo que pode ver abaixo é muito mais relevante do que pode pensar à primeira vista. Trata-se do primeiro vídeo alguma vez carregado para o YouTube e mostra um dos fundadores da plataforma, Jawed Karim, numa visita ao zoo. Publicado a 23 de abril de 2005, o vídeo em questão faz hoje 13 anos.

O vídeo mostra uma cena banal para mostrar o objetivo da plataforma de facilitar a partilha de vídeos entre utilizadores mas e, apesar de continuar a ser palco de vídeos a mostrar cenas comuns, é inegável o papel do YouTube na construção da internet que conhecemos hoje em dia.

Além de permitir que milhões de internautas façam a sua vida a partir do YouTube enquanto criadores de conteúdos, é também de assinalar a utilidade da plataforma enquanto ferramenta de aprendizagem.

Depois de a plataforma de Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen ser comprovada, o YouTube foi posteriormente vendido à Google em novembro de 2016 por 1.65 mil milhões de dólares (cerca de 1.3 mil milhões de euros) que o transformou na plataforma que todos conhecemos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório