Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Fotografia de Zuckerberg é a perfeita representação da privacidade online

A imagem começou a circular pela internet e está a fascinar o mundo inteiro.

Fotografia de Zuckerberg é a perfeita representação da privacidade online

O momento de ontem foi único na carreira de Mark Zuckerberg. O fundador e CEO da tecnológica foi ouvido perante o Congresso dos EUA a propósito do caso da Cambridge Analytica, tendo de explicar perante os senadores a apropriação de dados pertencentes a mais de 87 milhões de utilizadores pela consultora.

O momento é histórico e pode representar um ponto de viragem na ‘vida’ do Facebook e, curiosamente, resultou também numa imagem que representa perfeitamente o principal problema da rede social. A imagem (acima) mostra Mark Zuckerberg – acabado de sentar na sua cadeira e pronto a responder às perguntas dos senadores – rodeado de fotógrafos, que o observam e fotografam para posteridade.

Independentemente de quem seja, a imagem causa desconforto precisamente pelo que evoca: a perda da privacidade e escrutínio de todo o mundo pelas lentes das câmaras que existe na Era moderna. Naturalmente, este é precisamente o negócio do Facebook, mais especificamente recolher o máximo possível dos seus dados pessoais para que estes cheguem aos melhores compradores (anunciantes). Serve ainda realçar que este modelo de negócio não é exclusivo do Facebook, com outras grandes tecnológicas como a Google a também serem 'praticantes'.

Hoje (dia 11) é o segundo e último dia do interrogatório a Mark Zuckerberg, sendo uma questão de esperar para saber o que o fundador do Facebook nos tem para contar sobre o caso.

[Notícia atualizada às 15:16]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório