Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Tiangong-1 despenhou-se no Pacífico. Eis porque foi tão difícil de prever

Algumas previsões apontavam para uma alta probabilidade de a estação espacial chinesa se despenhar em Portugal. Tiangong-1 acabou por se desintegrar, esta madrugada, ao reentrar na atmosfera na região central do Pacífico Sul.

Tiangong-1 despenhou-se no Pacífico. Eis porque foi tão difícil de prever
Notícias ao Minuto

08:18 - 02/04/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Depois de sete anos em órbita chegou finalmente a altura da estação espacial chinesa Tiangong-1 se despenhar na Terra, desta feita no sul do Oceano Pacífico. A estação espacial entrou na atmosfera durante a madrugada, por volta das 01h15 (hora portuguesa), desintegrando-se, pelo que, felizmente, não afetou qualquer área com população.

Desde março de 2016 que a China não tinha qualquer contacto com a sua estação espacial, estando portanto incapaz de determinar a sua localização precisa. Ainda que ao longo dos últimos dois anos se tenham feito todo o tipo de previsões, todas elas acabam por ser incertas devido à existência de inúmeras variáveis resultantes dos efeitos imprevisíveis da nossa atmosfera.

Como recorda o Business Insider, houve até investigadores que apontaram que tempestades solares poderiam aquecer a atmosfera exterior da Terra e tornar os respetivos gases mais densos. Isto faria com que a queda da Tiangong-1 ocorresse num momento diferente.

Seja como for, houve ainda que ter em conta a existência de detritos que se poderiam afastar da estação espacial e atingir áreas diferentes, quem sabe colocando em perigo algumas populações das imediações. Até ao momento ainda não há relatos deste tipo de casos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório