A Spotify vai entrar na bolsa de Nova Iorque já na próxima terça-feira. O IPO do serviço de streaming de música é um dos mais esperados dos últimos tempos, mas está a gerar grande incerteza entre analistas.
Para começar não será um IPO normal, mas sim um DPO (Direct Public Offering). No caso do IPO, as ações estão disponíveis para o público em geral poder comprá-las. No caso do DPO é diferente. Só investidores institucionais vão poder comprar as ações da Spotify.
Mas quando poderá valer esta operação no mercado à empresa sediada em Estocolmo? Mark Mahaney, analista da RBC Capital Markets, acredita que pode render 43,5 mil milhões de dólares (cerca de 35 mil milhões de euros). O valor pode parecer demasiado elevado mas o analista justifica esta perspetiva com o crescimento do negócio da Spotify.
Mark Mahaney disse à CNN que o negócio do streaming de música vai crescer à medida que cada vez mais pessoas compram smartphones.
Apesar de ainda não se saber o preço inicial de cada ação da Spotify, Mahaney acredita que o preço rondará os 220 dólares por ação (quase 178 dólares por ação).
A concretizar-se esta avaliação, a Spotify passa a valer mais que a Ford ou a companhia aérea Delta e outras 370 companhias do S&P 500.