Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Não será Mark Zuckerberg a falar com autoridades britânicas

Criador do Facebook vai enviar outros dois gestores para responder a perguntas sobre caso envolvendo a Cambridge Analytica.

Não será Mark Zuckerberg a falar com autoridades britânicas
Notícias ao Minuto

11:15 - 27/03/18 por Pedro Filipe Pina

Tech Facebook

O Facebook está a atravessar uma das fases mais complicadas desde a criação da rede social, em 2004.

Cerca de duas semanas após ter sido revelado o escândalo Cambridge Analytica, a empresa desvalorizou mais de 13%.

Em causa está o uso de dados do Facebook de forma indevida por terceiros. Apesar da demora nos primeiros dias a reagir, Mark Zuckerberg acabou por admitir que houve falhas da parte do Facebook.

As autoridades britãnicas pediram que Mark Zuckerberg, ou outros gestores de topo da rede social, fossem ouvidos no âmbito deste caso perante um comité parlamentar criado para se debruçar sobre esta matéria. Conta a Reuters que Zuckerberg não irá ao Reino Unido. Em seu lugar deverá ir Mike Schroepfer, do departamento de tecnologia, e Chris Cox, responsável na área de produto.

Recorde-se que a Cambridge Analytica, uma empresa de consultoria, conseguiu, a partir da autorização de 270 mil utilizadores, recolher dados de 50 mais de milhões de utilizadores. Estes dados poderão sido usados para divulgar propaganda na altura das eleições norte-americanas mas também durante a campanha do referendo do Brexit.

O escândalo sobre a forma como o Facebook lida com a informação dos utilizadores colocou a empresa perante uma pressão maior. Na Internet propagou-se o movimento #DeleteFacebook, com utilizadores irados que apagaram as suas contas. Além da desvalorização perante investidores, o Facebook enfrenta também uma maior pressão para ser regulado. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório