Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Acreditava ter descoberto um novo corpo celeste. Afinal, era apenas Marte

Não é fácil ser um astrónomo.

Acreditava ter descoberto um novo corpo celeste. Afinal, era apenas Marte

Peter Dunsby, professor de Cosmologia na Universidade do Cabo, acreditava ter observado um corpo celeste novo entre a nebulosa Trífida e Laguna e, pensando ser o seu momento de glória, apressou-se a partilhar a descoberta com a comunidade do Astronomers Telegram. Pois bem, parece que Dunsby podia ter tomado mais atenção e evitava assim a paródia pública que se seguiu.

Como conta o BGR, o corpo celeste que Dunsby observou era, afinal, Marte.

"O objeto era visível durante o tempo em que a observação durou e não tinha sido visto quando esse campo foi previamente observado. Recomenda-se fazer observações mais detalhadas para estabelecer a natureza desse objeto óptico muito brilhante", pode ler-se na publicação de Dunsby feita na plataforma.

Bastaram 40 minutos para o corpo celeste ter sido identificado como Marte, o momento que fez com que fosse atribuído um certificado muito ‘especial’ a Dunsby através do Twitter (abaixo): “Pela descoberta de Marte. Parabéns professor Peter Dunsby”.

O teor irónico da mensagem é claro mas, concedendo que cometeu um lapso, Dunsby respondeu à publicação (também abaixo) com bom humor.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório