Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

#DeleteFacebook. Campanha está a espalhar-se online como protesto

A rede social viu-se envolvida numa polémica que resultou na apropriação de dados pertencentes a 50 milhões de utilizadores.

#DeleteFacebook. Campanha está a espalhar-se online como protesto

A mais recente polémica em que o Facebook se viu envolvido pode também vir a ser mais ‘penosa’ para a tecnológica de Mark Zuckerberg. Está a espalhar-se nas redes sociais uma campanha que visa incentivar os utilizadores do Facebook a apagarem as suas contas, campanha esta representada pela hashtag #DeleteFacebook.

A campanha resulta da apropriação de dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook pela empresa Cambridge Analytica. Diferente de um roubo de dados, a apropriação de dados foi conhecida pelo Facebook ao longo de anos e mantida em segredo do público. Só quando o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia denunciou o caso é que os utilizadores do Facebook souberam que as suas informações pessoais haviam sido comprometidas.

Mais do que a informação ter sido comprometida, os dados destes utilizadores foi usado pela campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA de 2016 para mostrar anúncios e outras propagandas.

Abaixo pode ver algumas publicações de protesto feitas através do Twitter. Entretanto, Zuckerberg continua sem se pronunciar sobre o caso, com vários internautas e autoridades internacionais a criticarem abertamente a ausência de qualquer tomada de posição do CEO da empresa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório