Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Suspenso do Facebook após revelar como dados da rede social foram usados

Christopher Wylie, de 28 anos, é o programador que revelou como dados de utilizadores do Facebook terão sido alegadamente usados em manobras de propaganda política.

Suspenso do Facebook após revelar como dados da rede social foram usados
Notícias ao Minuto

21:19 - 19/03/18 por Pedro Filipe Pina

Tech Redes Sociais

No último fim de semana, o programador Christopher Wylie veio a público revelar como ajudou uma empresa de recolha e tratamento de dados sobre eleitores a trabalhar com os dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook.

A revelação foi feita em entrevista ao The Guardian e coloca agora os holofotes sobre a Cambridge Analytica, a empresa em que Christopher Wylie trabalhou.

Entretanto, no Twitter, Christopher Wylie revelou esta segunda-feira que a sua conta no Facebook e Instagram, empresa que Mark Zuckerberg adquiriu em 2012, foram suspensas.

Na sua entrevista, o programador explica como os dados recolhidos pela Cambridge Analytica podiam ser usados em campanhas, nomeadamente nas presidenciais ganhas por Donald Trump.

As ligações de elementos da campanha de Trump à Rússia estão ainda a ser alvo de investigação por parte das autoridades norte-americanas. 

Entretanto, a rede social suspendeu relações com a Cambridge Analytica, justificando o afastamento com o facto de a Cambridge Analytica ter ficado com informações pessoais sobre mais de 270 mil utilizadores do Facebook em 2014 e 2015 sem autorização.

Um porta-voz da Cambridge Analytica negou entretanto qualquer comportamento impróprio.

Entretanto, Christopher Wylie que arrisca ser processado pelos antigos empregadores pela sua denúncia, revelou no Twitter a sua suspensão noutras plataformas. O próprio atribui a suspensão ao facto de ter vindo a vindo a público fazer esta denúncia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório