Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Uber retira carros autónomos de circulação após atropelamento fatal

Uber levava a cabo testes com carros autónomos em vários estados norte-americanos e no Canadá.

Uber retira carros autónomos de circulação após atropelamento fatal

A Uber reagiu rapidamente ao acidente fatal que envolveu um dos seus carros autónomos, na noite deste domingo para segunda-feira, retirando todos os veículos do género de circulação nos Estados Unidos e no Canadá, conforme explica a CNN.

Recorde-se que na noite passada – as autoridades não especificaram a hora -, um carro da frota da Uber atropelou mortalmente uma mulher, na cidade de Tempe, Arizona, que caminhava na estrada fora da passadeira.

O veículo envolvido é um dos carros autónomos da Uber. Estava em modo autónomo no momento da colisão, com um operador atrás do volante”, indicaram as autoridades locais, que não deram mais detalhes sobre a vítima, à exceção de que morreu já no hospital.

O incidente está a ser investigado pela comissão de transportes norte-americana (National Transportation Safety Board) em conjunto com as autoridades locais, num caso que se adivinha polémico, uma vez que envolve novo território em termos de enquadramento legal.

Os carros autónomos, ou seja, sem condutor, têm sido testados pela companhia em vários estados norte-americanos. No ano passado, também no estado do Arizona, os testes foram suspensos provisoriamente depois de um acidente com um destes veículos.

A Uber reagiu ao acidente através do Twitter, enviando condolências à família da vítima e dizendo que vai cooperar totalmente com as autoridades na investigação ao acidente, uma posição assumida também naquela plataforma pelo CEO da companhia, Dara Khosrowshahi.

Estas notícias podem vir a frustrar uma missão que a Uber vinha a assumir há algum tempo, a de ser pioneira na condução autónoma. A empresa estava inclusive à frente da restante indústria automóvel, ao disponibilizar este tipo de veículos ao público em geral, com gigantes como a Alphabet (Google) ou a Apple a seguir os seus passos atentamente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório